Memória Titulo Um presente de Natal
Os 10 anos do Coro da Cidade de Santo André
Por Ademir Medici
14/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Está no ar, pelas ondas do DGABC TV – www.dgabc.com.br – o presente de Natal da Memória 2018, numa oferta do Coro da Cidade de Santo André no ano em que celebra seu décimo aniversário.

Semana passada, 28 cantores e cantoras se reuniram na Catedral do Carmo. Exercitaram a voz. Ensaiaram vários números. E gravaram três belas canções, especialmente para Memória.

Um expectador especial: padre Joel Nery, pároco do Carmo, que autorizou esta gravação histórica. Confiram no Diário OnLine. Vejam que beleza.

Na entrevista que realizamos com o maestro Roberto Ondei, usamos a expressão “grupo de abnegados e voluntários”. E o termo ‘abnegado’ foi destacado pelo maestro: “Enfrentamos muitas adversidades para continuar cantando e levando a Cultura para a cidade de Santo André”, disse o jovem maestro.

 

A CIDADE DIVULGADA

O Coro da Cidade de Santo André nasce em 2008 por meio de uma lei municipal de incentivo à Cultura. No início, o coro contou com o patrocínio da Bridgestone. Em 2009, na gestão do prefeito Aidan Ravin, foi integrado à Secretaria de Cultura da Prefeitura. Na gestão passada, do prefeito Carlos Grana, o coro perdeu o incentivo básico e foi desligado da Secretaria de Cultura. A esperança repousa no atual prefeito. Paulo Serra já se manifestou favorável à retomada desta parceria.

Enquanto isso, este coro exemplar vai se apresentando em inúmeros palcos, dentro e fora do Grande ABC. Teatro Municipal de Santo André, Sala São Paulo, Teatro São Pedro, TV Globo, Masp, Ibirapuera, foram alguns destes espaços.

Para a primeira audição inscreveram-se 230 cantores, inclusive de cidades como São Paulo, Campinas, Osasco e Santos. Noventa dos inscritos foram selecionados. E o primeiro ensaio foi realizado em 8 de março de 2008, no Teatro Municipal de Santo André.

“No fim de 2008 o coro já estava cantando a Sinfonia n° 9 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Santo André”, relembra Roberto Ondei.

 

FRANÇA, UCRÂNIA, BRASIL...

No seu décimo aniversário, o Coro da Cidade de Santo André possui uma associação que lhe dá suporte. Mantém página no Facebook – Coro da Cidade de Santo André-10 anos. E vai se apresentar no dia 21 próximo, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André, dentro do Natal das Nações – Uma Noite para Abraçar o Mundo, com diversas músicas natalinas.

Enquanto isso, você pode conhecer mais o coral. Sintonize o DGABC TV. E acompanhe os três números apresentados:

Il Est Né, le Divin Enfant (tradicional francês), com os solistas Luciana Manzano, Mônica Silva e Osvaldo Hernan.

Shchedryk, Shchedryk (tradicional ucraniano), com arranjo para coro de Mykola Leontovych.

Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, com arranjo para coro de Nibaldo Araneda.

Hernan, Mônica e Luciana, os três solistas, simbolizam a equipe de profissionais que dá suporte ao coral, inclusive ministrando aulas.

 

Interação com o Facebook

‘La vie em rose ET noir’

Pessoas talvez não acreditem, mas há duas coisas que a maioria das pessoas faz (ou fez) e eu jamais fiz: votar no Jânio e assistir a telenovelas.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 14 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 14 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6935

Manchete – Conselhos populares já dividem os prefeitos eleitos do PT

Grande ABC – Comércio ignora Lei Seca.

Memória – No Dia de Santa Luzia, lá estavam todos: os Begliomini, os Fanti, os Pisaneschi. E também a lembrança dos que fizeram a história de Taquarussu.

Memória Eleições – Um empréstimo de 10 mil contos de reis à Prefeitura de São Bernardo.

Estradas – Acidente no km 89 da Rodovia dos Imigrantes mata cinco funcionários do SBT.

 

Em 13 de dezembro de...

1918 – Operários da Kowarick, de Santo André, agradecem aos diretores da fábrica, especialmente Frederico Kowarick, pelo auxílio recebido durante a fase aguda da epidemia da gripe espanhola. A empresa forneceu dinheiro, alimentos, médicos e remédios.

Serviço sanitário contabiliza mais 20 mortes pela gripe em São Paulo.

Herculano de Freitas assume a Secretaria da Justiça e da Segurança Pública do Estado. Substitui a Eloy Chaves.

A guerra acabou. Da manchete do Correio Paulistano: presidente Wilson desembarcou no Porto de Brest, na França, onde foi recebido com grande entusiasmo.

1963 – Automóvel Clube São Paulo realiza a primeira prova feminina, vencida por Leonie Cayres, que residiu em São Bernardo.

2013 – O Grupo Cênico Regina Pacis leva o espetáculo Sinos de Natal para a Matriz São José, a do padre Carlito, na Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

 

Hoje

Dia do Ministério Público

Dia Nacional da Ópera

 

Santos do Dia

João da Cruz

Agnelo

Esperidião

Nimatullah Al Hardini

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Jundiaí, o nono mais antigo de São Paulo (1655) e Caieiras (1959).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;