Contexto Paulista Titulo
Os próximos 10 anos (2)

Entre 28 de dezembro e 6 de janeiro, enquanto a maioria vivia o ócio da virada de ano, uma empresa de consultoria empresarial

Por Wilson Marini
31/01/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Entre 28 de dezembro e 6 de janeiro, enquanto a maioria vivia o ócio da virada de ano, uma empresa de consultoria empresarial no Brasil capturou cerca de 160 mil interações nas redes sociais, com o objetivo de entender como fatos que marcaram a última década influenciarão as tendências do comportamento humano nos próximos anos. Em outras palavras, eles bisbilhotaram cientificamente mensagens do Twitter, Orkut, YouTube, blogs, fóruns e sites de reclamação. As citações foram divididas entre positivas, neutras ou negativas e por assuntos. Depois, foram avaliadas palavras-chave que identificaram, segundo o estudo, seis principais fatores que contribuíram para as mudanças de comportamento na última década e que evoluirão nos próximos: redes sociais, entretenimento online, comércio eletrônico, beleza, saúde e sustentabilidade. Algumas das conclusões foram apresentadas na última coluna. A empresa é a MITI Inteligência, responsável pelas ideias que seguem como contribuição à reflexão neste começo de ano e de década.


Jogos
Antes, os jogadores se reuniam na casa de amigos e organizavam encontros ou campeonatos amadores nos seus consoles favoritos em ambiente doméstico. Com a internet em alta velocidade e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas com processadores mais rápidos e placas de vídeo e som mais poderosas, muitos passaram a jogar no ambiente online, ampliando os campeonatos sem restrições geográficas. Por isso, o universo dos jogos ou games online ganha destaque nas interações das redes sociais. Congressos internacionais de desenvolvedores de games ou de jogadores e amantes dos gadgets começaram a se tornar frequentes e fizeram, paradoxalmente, com que a busca por um relacionamento mais próximo entre os grupos, voltasse a ser fundamental. Tema que poderia ser estudado também por filósofos e sociólogos interessados no comportamento humano neste século 21.

Saúde
Da mesma forma, a busca desenfreada por jogos resultou em críticas e recomendações de especialistas em saúde. As horas seguidas que crianças e adolescentes permanecem sentados em frente à TV ou computador prejudicam a saúde física e comportamental. O hábito torna-os mais sedentários, aumentando a níveis preocupantes os índices de obesidade, diabetes, dificuldades respiratórias ou até mesmo cardíacas no universo infantil. Com essa preocupação em mente, os video games também se adaptaram e hoje exigem uma movimentação corporal em plataformas como o Wii e Kinect, que devem ganhar cada vez mais espaço no mercado e tornar-se sucesso de vendas "pois refletem e trazem no seu conceito fundamental a preocupação com a saúde e o bem estar", segundo a empresa.

Estética e beleza
O campo da estética e beleza foi ampliado na última década, segundo os pesquisadores da MITI, tanto pelo desejo natural de destaque e evidência pessoal, quanto pelo desenvolvimento de tecnologias da indústria cosmética nos últimos anos. "A busca pelo elixir da juventude é algo tão antigo quanto os históricos feiticeiros e magos temidos e respeitados no início dos tempos. As poções que antes eram feitas com misturas rudimentares de ervas, hoje envolvem uma indústria bilionária que fatura cifras estrondosas todos os anos", afirma o estudo. "A indústria cosmética atua diretamente com o desejo e a sedução, fatores presentes na sociedade pós-moderna que exaltam a beleza como sinônimo de sucesso. São padrões estéticos adotados e incentivados inconscientemente através de um ideal de saúde, que muitas vezes trazem consigo problemas sérios de ordem física e psicológica".

Emagrecer
E prossegue o estudo: A indústria da beleza, apresenta a cada ano novas condições para ditar seus padrões. Nos últimos anos, os objetivos estéticos sobrepuseram os cuidados com a saúde, apresentando uma nova ferramenta na busca incessante pela beleza - os remédios para emagrecer. Na procura por resultados cada vez mais rápidos e fáceis, muitas pessoas optam por dietas de alto rendimento e pouca permanência, como a ingestão de poucas calorias por dia. Além disso, a procura por anorexígenos e outros inibidores de apetite também aumentou, obrigando o Ministério da Saúde a adotar medidas mais drásticas quanto à liberação de receitas para esse tipo de medicamento.

Reação à moda
Mesmo com a ditadura de comunicação pregada por celebridades, programas de TV e indústria, a moda cada vez mais é questionada. Surgem movimentos alternativos de tribos que não se enquadram no padrão estético vigente e querem ser identificados por comportamento fora do convencional. É a realidade fragmentada, a diversidade e a necessidade de ser diferente, ideias fundamentais dentro da sociedade dos últimos dez anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;