Política Titulo
Petistas e tucanos travam duelo eleitoral no TSE
Por
31/05/2006 | 00:01
Compartilhar notícia


A briga política entre PT e PSDB está empatada. Pelo menos por enquanto. Terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve nova vitória no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que rejeitou um recurso no qual o PSDB contestava decisão anterior, também favorável a Lula, num processo em que o presidente era acusado de fazer propaganda eleitoral antecipada em discursos. O PSDB queria que o TSE aplicasse uma multa de 20 mil a 50 mil Ufirs a Lula. Mas o relator do caso no TSE, ministro Marcelo Ribeiro, observou que nos discursos não houve menção à candidatura do presidente à reeleição.

Enquanto isso, o PSDB pedirá hoje ao TSE que determine o recolhimento dos folhetos de apoio à reeleição do presidente Lula com a tabela dos jogos da Copa do Mundo. De acordo com a representação, a produção e distribuição desse material é ilegal. Configura propaganda antecipada e oferta de brinde – esta última, infração ao recente pacote eleitoral aprovado pelo Congresso.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo terça-feira, centenas de exemplares intitulados Lula é Show de Bola! foram distribuídos na segunda-feira à noite, durante reunião de campanha do pré-candidato do PT ao governo, Aloizio Mercadante, com integrantes do Diretório Municipal do partido. O PSDB anexou à ação dois e-mails que recebeu no último dia 19 denunciando a entrega de folhetos com a mesma descrição na esquina da avenida Paulista com a rua Augusta e na porta da estação Consolação do metrô, em São Paulo.

"Isso é parte das dezenas de ações em que Lula se utiliza do cargo de presidente da República para fazer campanha eleitoral", acusou o deputado Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB.

Os diretórios municipal, estadual e nacional do PT negaram qualquer relação com o material apócrifo, assim como Mercadante. "Recolhemos os folhetos e verificamos que não partiu do PT a encomenda. Não sabemos quem fez e condenamos a iniciativa", afirmou o presidente do PT municipal e anfitrião do encontro de segunda-feira, Paulo Fiorillo. A reunião foi realizada num auditório alugado na sede do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.

"Lula de novo é continuar construindo o futuro", diz o folheto colorido, pouco menor do que uma folha sulfite. O material traz a tabela dos jogos da Copa da Alemanha, cita realizações em várias áreas e faz comparações com o governo FHC.

Dois dirigentes petistas que pediram para não ser identificados atribuíram a produção e distribuição das tabelas da Copa a "um sindicato ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores)". "Desconheço que um sindicato tenha encomendado isso. Às vezes a CUT leva a fama por muita coisa que não tem nada a ver conosco", afirmou o presidente da entidade, João Felício.

"Eu já tinha visto muita tabela de deputado, vereador, mas de candidato a presidente nunca", declarou um dos advogados do PSDB, Ricardo Penteado. A representação pede que o PT seja punido por violar o artigo 36 da Lei Eleitoral, que proíbe a propaganda eleitoral antes do dia 5 de julho e com base na proibição de distribuição de brindes, prevista na Lei 11.300, já avalizada pelo TSE para as eleições deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;