Internacional Titulo
Barak renuncia o cargo de primeiro-ministro israelense
Do Diário do Grande ABC
10/12/2000 | 16:06
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense Ehud Barak apresentou sua renúncia ao chefe de estado, Moshé Katsav, durante um encontro na sede da presidência em Jerusalém, neste domingo.

``Decidi apresentar minha renúncia e a entreguei ao presidente do estado, Moshé Katsav', declarou Barak à imprensa durante uma breve entrevista concedida com o presidente.

O motivo, segundo Barak, é a situaçao emergencial do país, a necessidade de reduzir a violência e necessidade de levar adiante as negociaçoes de paz o levou a pedir novamente a confiança do povo.

De acordo com as leis israelenses, com a renúncia, o Parlamento irá se dissolver e os opositores de Barak que irao concorrer ao cargo devem ter uma cadeira na assembléia.

Com a decisao, Barak também evitará um confronto direto com o ex-líder Benjamin Netanyahu, cujas pesquisas de opiniao indicam que venceria uma eleiçao.

Barak foi alvo de diversas críticas pela maneira que atuou com o levante palestino, que já deixou mais de 300 mortos nos últimos meses.

No entanto, comitê central do Partido Trabalhista indicou neste domingo, por esmagadora maioria, o premiê Ehud Barak como candidato oficial nas próximas eleiçoes, que escolherao o novo primeiro-ministro e devem acontecer em um prazo de 60 dias.

O comitê central do Partido Trabalhista se reuniu em Tel Aviv e indicou Barak, que era o único candidato. Nenhum dos eventuais rivais do premiê, como o presidente do Parlamento, Avraham Burg, havia se apresentado oficialmente ao cargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;