Política Titulo Reunião
PTB terá nome para Câmara de Sto.André

Reunião no diretório sacramenta projeto próprio no pleito à presidência da Casa; Zacarias é favorito

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
06/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/Orlando Filho


O PTB de Santo André formalizou ontem que lançará candidato a presidente da Câmara para o próximo biênio (2015-2016). Em reunião realizada na tarde de ontem, a legenda definiu que os três vereadores petebistas – Edson Sardano, Roberto Rautenberg e Luiz Zacarias – deverão buscar consenso para escolher quem disputará a sucessão de Donizeti Pereira (PV).

Os petebistas adotam cautela, mas o nome de Zacarias é dado como certo. O projeto deve ser ratificado nos próximos dias. A escolha visa liderar o resgate do chamado G-12 (grupo de parlamentares independentes) a fim de manter o comando do Legislativo longe das mãos do PT. “Ainda não fechamos o nome (para presidente da Casa), mas vamos conversar para ver quem tem melhores condições (de vencer o pleito)”, despistou Zacarias.

Em janeiro de 2013, o G-12 foi o responsável por impor a primeira derrota ao governo do prefeito recém-eleito Carlos Grana (PT). Na ocasião, os situacionistas apostaram na candidatura de José Montoro Filho, o Montorinho (PT), derrotado por Donizeti.

“Deixamos que os vereadores decidam entre si quem deverá ser o candidato. O importante é disputar a presidência da Câmara”, desconversou a presidente do PTB andreense, a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer. O encontro entre petebistas também serviu para que filiados iniciassem o diálogo sobre o futuro da legenda em 2016.

O PT ainda não definiu se lançará nome próprio à disputa pela mesa diretora, que ocorrerá no mês que vem. Há a possibilidade de o partido abrir mão da candidatura para dar respaldo a outro nome da base aliada. “A principal preocupação da legenda é conseguir garantir que a vaga seja conquistada por um parlamentar de maior afinidade com a administração”, analisou um petista.

CENÁRIO
O Solidariedade, que também conta com três representantes, ainda não bateu o martelo sobre como se comportará na disputa pela direção da Casa. O partido integrou o extinto G-12 e deve compor a ala independente na corrida de dezembro.

A definição do posicionamento da legenda ocorrerá nos próximos dias, conforme destacou o vereador Ailton Lima. “Ainda não conversamos com nenhum partido, mas vamos tomar nossa posição sozinhos”, frisou.

Outro nome da ala independente que corre por fora da disputa é de Evilásio Santana, o Bahia (DEM), que já sinalizou vontade em concorrer à vaga. “Exercemos aqui na Casa um trabalho democrático. O prefeito não encontrou qualquer dificuldade em apresentar projetos ou articular conosco. Então, cabe a nós conseguirmos chegar num consenso em torno de um nome”, destacou. (Colaborou Leandro Baldini) 
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;