Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Gamers: especialista ensina a evitar dores em quem passa horas sentado
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
01/03/2021 | 08:48
Compartilhar notícia


Maratonar suas séries favoritas, passar horas jogando um game ou trabalhando são ações comuns a milhões de brasileiros. No entanto, ficar um longo tempo sentado olhando para um monitor, com o corpo em uma mesma posição, pode resultar não só em dores físicas, mas em casos de insônia. “Os danos podem ser variados. Neste contexto, a melhor postura é aquela que não se repete por tempo prolongado”, afirma Mario Sabha, o fisioterapeuta e PhD em neuroanatomia.

Leia mais:
PC Gamer: vejas dicas práticas para montar o seu
Dicionário gamer: os termos mais usados entre jogadores
Em que lugar do mundo é mais barato ser um gamer?

A SS e-Sports Popibank, última campeã da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), por exemplo, tem uma rotina de treinos intensos. Em dias de competição, os profissionais passam cerca de 3 horas jogando, sem contar as várias sessões de treino que ocorrem nos dias anteriores.

Para não prejudicar a saúde dos gamers, a chave é a prevenção. “Estamos sempre próximos aos jogadores, acompanhando o seu estado e as dores que aparecem para que sejam tratadas com um especialista”, aponta Rangel Tadeu de Amorim, co-fundador e sócio da SS e-Sports Popibank.

De acordo com Mario, as dores costumam aparecer nos momentos de clímax dos games, quando os jogadores contraem os ombros e o pescoço. “Assim, é comum que essas pessoas tenham torcicolos e sintam dores na região do meio das costas”, comenta.

Além da postura, a exposição à luminosidade dos monitores por muito tempo pode gerar problemas. “O recebimento de claridade, imagens das telas e as mudanças de frames por segundo ficam dando sinais ao nosso sistema nervoso, que alteram nossas enzimas e hormônios. Isso pode resultar em enxaquecas e dificuldades para dormir”, avalia o especialista.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Fora os problemas físicos e energéticos, Mario ainda destaca o cuidado que se deve ter com a saúde mental. “Alguns usuários podem ficar tão vidrados em seus jogos que não saem mais do quarto, não conversam e nem interagem. Isso pode ter complicações”, alerta.

Esse tipo de cuidado é oferecido na SS e-Sports Popibank. “Eles têm acompanhamento psicológico todas as semanas, com profissionais que trabalham com os e-Sports e com atletas olímpicos”, aponta Rangel.

Segunda Mario, toda essa precaução com a saúde dos players é essencial. “Eles necessitam de acompanhamento profissional que lhes proporcione um reequilíbrio físico, energético e emocional. Físico para corrigir a postura e fazer alinhamentos com osteopatia e quiropraxia, eliminando tensões musculares; energético utilizando a medicina oriental, alinhando o sono e a digestão, por exemplo; e emocional para que tenham maior controle nos momentos de clímaxs”, conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.