Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Perigo
50% dos brasileiros usam mesma senha para diferentes serviços web; saiba se proteger
Por Da Redação
Do 33Giga
31/10/2019 | 16:18
Compartilhar notícia


5 em cada 10 brasileiros utilizam a mesma senha em diferentes contas ou serviços na internet. Isso representa 67,6 milhões de pessoas em todo país. Os dados são de uma pesquisa da empresa de segurança digital PSafe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Ainda segundo a pesquisa, 23,4% dos entrevistados declararam que já compartilharam suas senhas com terceiros. 50,5% afirmam não ter o hábito de trocar suas senhas e 16,3% dos usuários já usaram sua senha bancária ou do cartão de crédito em contas online – o que corresponde a 21,3 milhões de brasileiros.

A base de entrevistados foi de quase 24 mil pessoas, todas usuárias do app dfndr. Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Leia mais
Sony anuncia data de lançamento do PlayStation 5 e novidades do controle
Os 50 melhores jogos para videogame de todos os tempos
Dos consoles para as bilheterias: games que se tornaram filmes

Senhas fortes
A senha é a porta de entrada para acessar desde contas bancárias até perfis em redes sociais. Mesmo sendo uma das principais barreiras de segurança contra hackers, muitos usuários acabam se descuidando na hora de criar suas senhas, gerando códigos fracos.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – o resultado da pesquisa não causou surpresa. Ao contrário: evidenciou um problema muito comum e bastante preocupante sobre a segurança de contas na internet.

Como criar senhas fortes


Ao criar uma senha, é importante seguir cinco cuidados básicos:
1. Dê preferência para senhas longas de, no mínimo, 8 caracteres;
2. Misture letras minúsculas e maiúsculas, número e símbolos;
3. Evite senhas de fácil dedução, como data de aniversário, telefone ou nome de parentes;
4. Utilize uma senha diferente para cada conta ou serviço online, como e-mail e redes sociais;
5. Realize a troca de suas senhas a cada três ou quatro meses e jamais informe seu código para terceiros.

“Os cibercriminosos utilizam técnicas altamente sofisticadas para descobrir senhas com o intuito de invadir sistemas e contas. Contudo, códigos considerados fracos são sempre mais vulneráveis aos golpes”, diz o especialista. “Para se ter uma ideia, atualmente, a senha mais utilizada pelos usuários é 123456”, explica Simoni.

Riscos para os usuários
Não existem barreiras de segurança 100% intransponíveis. Mas ao utilizar uma senha fraca ou repetida em diferentes serviços online, um atacante, ao hackear uma conta, pode facilmente ter acesso às demais com a mesma palavra-passe.

“Ao invadir uma conta, a primeira ação do atacante é tentar acessar outros serviços na internet com a mesma senha. Depois, alterá-la para que o usuário não tenha mais acesso à sua conta” aponta Simoni. “Em alguns casos, o criminoso pode utilizar informações da vítima e de seus contatos para enviar phishings personalizados por e-mail, induzindo que ela clique e informe dados sigilosos, como senhas bancárias.”

No álbum, confira todos os eletrônicos avaliados pelo 33Giga.

 
 
  • novo-kindle-2019
  • beats-studio3-wireless
  • JBL Tune 110 BT. O teste completo você vê em http://tinyurl.com/yb6ecbmf
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.