Memória Titulo Memória
Ribeirão Pires e a caminhada de Jesus

Estamos na Quaresma. Aproxima-se a Semana Santa. Tempo de meditação...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Estamos na Quaresma. Aproxima-se a Semana Santa. Tempo de meditação. É assim no mundo cristão, do qual faz parte a nossa Ribeirão Pires.

A cidade espera que a grande escadaria do morro do Mirante, na entrada da cidade, em direção à capela de Santo Antonio, receba, enfim, os 15 quadros representativos da Via-Sacra, que foram custeados por famílias locais.

Uma ideia puxou outra, desde 1998. A escadaria seria feita. A cada trecho receberia um quadro representativo da paixão e morte de Jesus.

Num segundo momento, pensou-se em colocar na escadaria cenas dos mistérios do rosário da Virgem Maria.

O certo é que a escadaria foi projetada e construída. E prevaleceu a ideia da Via-Sacra.

OS QUADROS – Coube à Escola Arte Expoente, de Ribeirão Pires mesmo, projetar e produzir os 15 quadros da Via-Sacra. À frente, a professora e artista plástica Silvana Luz.

Os quadros são belíssimos, coloridos, em mosaico, assentados em painéis de fibrocimento (tampas de caixa-d’água), o que dá uma ideia de terceira dimensão.

Cada painel mede 100 por 110 cm. Formam um grande mosaico, em estilo bizantino, com milhares de pedaços de revestimentos cerâmicos recortados e colocados artesanalmente.

A repórter-fotográfica Marina Brandão, do Diário, fotografou os 15 painéis. Memória publicará um a um, numa verdadeira via-sacra a partir de amanhã, com a representação da primeira estação – Jesus É Condenado à Morte.

A finalização será no Domingo de Páscoa, com a 15ª estação – Ressurreição de Jesus. No dia a dia, até lá, a história completa deste projeto, narrada pela paroquiana Marilene Ribeiro da Cunha Fávero e pela artista Silvana Luz.

O objetivo é múltiplo: reviver pelas páginas do Diário do Grande ABC a trajetória histórica de Jesus, há dois milênios; divulgar o esforço da comunidade de Ribeirão Pires para a construção da escadaria e dos quadros; lembrar nomes de religiosos e leigos que abraçaram a causa; relacionar as 13 famílias que financiaram os 15 painéis; estimular o poder público a instalar e manter, com segurança, os painéis nos vários patamares do ‘escadão’ do mirante da capela Santo Antonio.

Quem sabe se na Semana Santa de 2015, ano do 13º Congresso de História do Grande ABC, em Ribeirão Pires, tudo esteja pronto!

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, Notícias no Tempo. Aos domingos, Viagem no Tempo Especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques desta audição: Noite Ilustrada, Volta por Cima; Silvana, Pombinha Branca (a pedido de Maria Marta, de  Bragança Paulista); Renato e seus Blue Caps, Feche os Olhos (a pedido de Eusmal José Borracine, de Santa Fé do Sul); Ray Conniff, Lamer.

Estadão AM (700) e FM (92,9). Estadão Acervo – Apresentação: Marcel Naves, nas férias de Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no início de seu segundo ano, uma entrevista com Walkiria Gonçalves Moraes, presidente da instituição Pequeno Cidadão, de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: banda de Vaughn Monroe, cantores Herb Jeffries e Stacey Kent; amanhã: cantor Johnny Hartman. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. As Copas do Mundo no campo da História – 2, com as Copas de 1934 e 1938. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 5 de abril de 1964 – Ano VI, nº 308

Manchete – Lauro Gomes, prefeito de Santo André: “Infantis as afirmações de que estamos com os comunistas”

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 5 de abril de 1984 – ano 26, nº 5487

Manchete – Fiesp mantém diálogo mas Volkswagen já inicia demissões.

EM 5 DE ABRIL DE...

1974 – Inaugurada, em Santo André, sede da Unidade Polivalente do Trabalho da Grande São Paulo: atenderá a 37 municípios.

- Coletores de lixo de São Bernardo entram em greve.

MUNICÍPIO PAULISTA

Aniversaria hoje: Mococa.

HOJE

- Dia do Propagandista Farmacêutico

- Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção

- Dia das Telecomunicações

SANTOS DO DIA

- Adriano

- Catarina Tomás

- Bv. Mariano de La Mata Aparício

- Teófilo

- Zeno

- São Vicente Ferrer

Um encontro com Alceu

Depoimento: Seraphim Moura de Oliveira Lana

A gente sempre tentava criar alguma coisa (na juventude, em Belo Horizonte). O Betinho estudava no Estadual e eu no Marconi, um colégio privado.

Quisemos trazer o Alceu Amoroso Lima para fazer um grande encontro com os estudantes. Conseguimos reunir mais de 2.000.

Para o Alceu, o Brasil seria, pelos valores humanos que tinha, o celeiro do humanismo no século 21. Eu não estou vendo isso agora, sabe? Pode ser que naquela época tinha essa intenção. A realidade é que falta muito ainda.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA PRESERVADA

Mausoléu da Congregação do Apostolado Católico (Irmãs Pallotinas), localizado na parte reservada à Irmandade do Santíssimo Sacramento do cemitério-museu de Vila Euclides, em São Bernardo.

Visitem o site: https://www.youtube.com/watch?v=hbwyKYU-jJ0 .

João Paulo de Oliveira

SANTO ANDRÉ

Antonio Gutierres, 77. Natural de Monte Aprazível (SP). Dia 26. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Felizardo José de Siqueira, 74. Natural de Afogados da Ingazeira (PE). Dia 22. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO

Dalva da Silva de Freitas, 70. Natural de Brumado (BA). Dia 29. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Maria Antonieta Benetti, 84. Natural de Pirassununga (SP). Dia 29. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Ana dos Santos, 82. Natural de Portugal. Dia 28. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

Isaias Soares de Almeida, 79. Natural de Buerarema (BA). Dia 31. Cemitério São Luiz, Capital.

Octavio Fernandes, 76. Natural de Guarulhos (SP). Dia 26. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Djanira Arias Cardoso, 74. Natural de Mogi das Cruzes. Dia 1º. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES

Rubens Pellegrini, 82. Natural de Ribeirão Pires. Dia 30. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;