Economia Titulo
Austrália enfrentará alta do câmbio, diz membro do RBA
10/10/2013 | 03:28
Compartilhar notícia


O membro do conselho do Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Heather Ridout, advertiu nesta quinta-feira que a economia australiana terá que conviver com uma alta taxa de câmbio no futuro próximo.

Além disso, ela acrescentou que o índice de emprego da Austrália apresentou tendência de alta à medida que o país estava passando por uma transição crescimento no setor de mineração para o crescimento de outros setores tradicionais como a habitação.

Depois de definir um recorde frente à moeda norte-americana em 2011, o dólar australiano atingiu uma baixa de dois anos frente ao dólar (o dólar australiano custava US$ 0,88 em agosto de 2013), à medida que o RBA cortou a taxa de juros para o menor nível histórico, em 2,5%. Após a eleição de um governo conservador, o dólar registrou ligeira recuperação frente à moeda dos EUA.

Apesar do enfraquecimento do dólar australiano neste ano, funcionários do RBA advertiram que a alta taxa de câmbio representa um vento contrário significativo para a economia do país, uma vez que torna as exportações mais caras.

Ridout também destacou o atual impasse sobre o orçamento e o teto da dívida norte-americana como um risco significativo para a economia australiana.

"A recuperação da economia dos EUA é muito importante para a Austrália. Eu acho que todo o mundo quer que os EUA mostrem o que eles são capazes de fazer", opinou.

Em uma nota otimista, Ridout disse que a Austrália está mais confiante sobre a China - maior parceiro comercial da Austrália - no médio prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;