Cultura & Lazer Titulo
Hollywood antecipa estréias de verao
Por Alessandro Soares
Da Redaçao
16/04/2000 | 17:36
Compartilhar notícia


A temporada das grandes estréias de verao dos blockbusters do cinema norte-americano começou este ano na primavera. Simplesmente porque alguns estúdios querem evitar que seus lançamentos colidam uns com os outros, já que estao previstos muitos para uma mesma temporada, iniciando uma grande corrida pela bilheteria. Justamente o contrário do que ocorreu no ano passado, quando ninguém arriscou lançar um filme, por exemplo, junto com Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma. O início dos Jogos Olímpicos de Sidney, em setembro, também está sendo considerado pelos estúdios um concorrente das grandes estréias.

Na última sexta-feira, entraram em cartaz nos Estados Unidos 28 Dias, da Sony, mistura de comédia e drama estrelada por Sandra Bullock, e Keeping the Faith, da Walt Disney Pictures, com Ben Stiller, Jenna Elfman e Edward Norton (que também dirige). A Universal antecipa para a próxima sexta-feira a aventura U-571, que se passa em um submarino na Segunda Guerra. Uma semana depois, a mesma Universal poe em cartaz a seqüência de Os Flintstones, chamada Viva Rock Vegas. Em 5 de maio, a DreamWorks estréia o épico Gladiator, estrelado por Russell Crowe, com direçao de Ridley Scott. A maioria desses filmes chega ao Brasil poucas semanas depois. Gladiator, por exemplo, estréia por aqui no dia 19 de maio.

A grande expectativa desses estúdios é abocanhar uma fatia de público antes da metade de maio nos Estados Unidos, quando a temporada começa para valer. Mas, ao contrário de anos anteriores, quando os títulos majors, os mais importantes, entravam em cartaz um por semana, tendo como alvo platéias diferentes, este verao 2000 deve receber de dois a três majors de uma vez, disputando a atençao do mesmo tipo de público. Só a DreamWorks lançará, em maio, além de Gladiator, a nova comédia de Woody Allen, Small Time Crooks, seguido do drama What Lies Beneath, de Robert Zemeckis, estrelado por Harrison Ford, e The Legend of Bagger Vance, com Will Smith e Matt Damon.

A maior disputa vai ficar para o período antes, durante e depois do feriado norte-americano do Memorial Day (25 de maio), que cai numa quinta-feira. A data já é tradicional por ser escolhida para o lançamento de filmes de orçamentos gigantescos, como Godzilla e Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma. Em 1999, os estúdios seguraram suas estréias quando Star Wars entrou em cena exatamente neste dia. A Universal, por exemplo, antecipou seus grandes lançamentos A Múmia e Um Lugar Chamado Notting Hill para o início de maio.

Este ano, sem um arrasa-quarteirao do porte de Star Wars, e com tantas estréias brigando por salas, até o período do Memorial Day está disputado. Center Stage e I Dreamed of Africa, filmes românticos da Sony; Road Trip, infanto-juvenil; Small Crooks, para adultos; e a comédia de açao Shangai Noon, da Disney, com Jackie Shan, deverao entrar em cartaz perto deste dia.

No verao mesmo, inverno para nós, estarao nos cinemas os mais prováveis papoes de bilheteria da temporada. Missao Impossível 2, com Tom Cruise e Anthony Hopkins, e Battlefield Earth estréiam no início de junho, mesmo mês no Brasil. No feriado de 4 de julho (dia da independência norte-americana), as estréias programadas - que disputarao o público cabeça a cabeça - sao The Patriot, com Mel Gibson, The Perfect Storm, com George Clooney, e The Klumps (seqüência de O Professor Aloprado), com Eddie Murphy. Uma semana depois, entra em cena a comédia Me, Myself and Irene, com Jim Carrey. A disputa continua até o início de agosto e nem deverá demorar muito para ser apreciada nas telas brasileiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;