Setecidades Titulo
‘Sintonia’ de facção é preso na região
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
19/10/2007 | 07:18
Compartilhar notícia


Policiais da SIG (Setor de Investigações Gerais) da Delegacia Seccional de São Bernardo prenderam ontem um dos principais representantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) na região.

Trata-se de José Vanderlei Silva de Cruz, 26 anos, o DL, que ocupava o cargo de sintonia da facção. Ele era responsável por repassar as ordens de chefes do PCC, encarcerados nos presídios, para os integrantes que atuam em liberdade.

De acordo com a polícia, DL transmitia informações especialmente dadas por Ânderson José da Silva, o MG, torre (espécie de diretor) da facção e um dos articuladores responsáveis pelo Grande ABC.

CARRO

A prisão de DL ocorreu ontem, quando ele se preparava para comprar um carro em uma concessionária de veículos localizada na Avenida Faria Lima, na região central de São Bernardo.

Investigadores do SIG o monitoravam havia uma semana. Na concessionária, policiais o detiveram quando estava na companhia de outros dois homens, que seriam soldados do partido do crime. Esses dois foram levados para a delegacia seccional, mas liberados por falta de alguma evidência que os encriminassem.

DL foi preso por ter fugido da Penitenciária de Álvaro de Carvalho, no interior, no Dia dos Pais.

Ele tem extensa ficha criminal, que inclui principalmente roubos e tentativas de homicídios.

De acordo com a polícia, de dentro da cadeia DL participou, no ano passado, do assalto a um posto bancário do Itaú, localizado em Pinheiros. Na ação, participaram sete assaltantes. DL já passou pelas penitenciárias de Getulina, Iaras, Pinheiros e Avaré.

O sintonia do PCC morava na favela do Montanhão. No local, os policiais apreenderam um caderno com a descrição de integrantes da facção e suas funções.

Também foram apreendidos dentro da residência cerca de R$ 900 que eram do bicho-papão (espécie de imposto da facção cobrado de criminosos que não estão presos). Segundo a polícia, DL era um dos reponsáveis pela arrecadação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;