“Cada disco meu parte de uma idéia diferente. Nesse caso, quis botar um pezinho no eletrônico, trabalhar com programas rítmicos”, afirma. Como resultado, uma integração: “É difícil definir quem sou eu e quem é a máquina”. Percussão rítmica, no caso de Naná, não soa como pleonasmo, já que ele está acostumado ao trabalho de solista. “Procuro tirar sons e não tocar mais alto ou mais rápido”, diz.
Naná é um dos músicos brasileiros mais conhecidos e requisitados no exterior – já gravou com B.B. King, Don Cherry, Jack DeJohnette, Pat Metheny, Paul Simon e Talkin Heads. “Sou reconhecido lá fora porque nunca deixei de ser brasileiro”, afirma. Afoxé, forró e maracatu, então, convivem com o elemento eletrônico com certa harmonia, sem que este anule a brasilidade explícita no trabalho do percussionista.
Futebol (Naná Vasconcelos), por exemplo, reclama a volta do futebol-arte que encantou o planeta: “Não deixe o futebol perder a dança/Nem perca esse sorriso de criança/Não deixe o futebol perder/Passe no peito, jogue de lado/Dê um sorriso e não pise na bola”.
Já Afoxé do Nêgo Véio (Naná Vasconcelos) evoca as festas brasileiras: “Nego véio tomou o seu banho/Ficou perfumado, chamou nega véia/Pra dançar nesse afoxé/Vestiu a camisa vermelha/Lenço amarelado no dorso/Problema pra ele é besteira/Que ele deixou na Maré”.
Em Goreé (Naná Vasconcelos), o percussionista estabelece uma analogia poética entre a música e o povo africano arrastado ao Brasil. “Goreé é uma ilha na costa do Senegal que foi um dos últimos portos de escravos. Já estive lá, sua arquitetura colonial parece com a de Olinda (onde Naná nasceu), com a de Ouro Preto. A música é a travessia, tem imagem e sentimento”.
A semente de Minha Lôa começou a brotar em 1999, quando Naná produziu o CD do Cordel do Fogo Encantado, gravado no Fábrica Estúdios, no Recife. “Gravo idéias aos poucos. Gravava duas músicas e viajava (o percussionista mora nos Estados Unidos). Gravava mais duas, viajava. Como não tinha banda, chamei uma garotada do Recife”, diz. Entre os músicos estão ex-componentes de Sheik Tosado e Jorge Cabeleira.
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