D+ Titulo NetFlix
Herói para o caos urbano

Expansão do universo Marvel fora dos quadrinhos chega ao NetFlix com ‘Demolidor’

Por Luís Felipe Soares
12/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O ousado plano da Marvel em expandir seu universo de heróis para além dos quadrinhos acaba de ganhar outro capítulo. Depois de invadir os cinemas e colocar suas histórias na televisão, agora é a vez de a internet dar espaço para os personagens da famosa editora norte-americana. A NetFlix disponibilizou sexta-feira em sua programação a primeira temporada do seriado Demolidor, baseado na figura criada por Stan Lee (roteiro) e Bill Everett (ilustração) nos anos 1960. Com 13 episódios, a atração é aberta por meio de serviço de streaming para assinantes (R$ 17,90 ao mês).

A trama apresenta a vida de Matt Murdock (Charlie Cox), advogado que vive em Nova York. Na infância, ele ficou cego devido a um inesperado acidente e seus outros sentidos se afloraram de maneira incrível. Ao longo dos anos, passou por treinamento nas artes marciais dado por um senhor cego que conheceu no orfanato.

Como já era de se esperar, o seriado está conectado com tudo que já foi visto nos filme da Marvel Studios, principalmente em Os Vingadores (2012). O caos gerado pela batalha entre Capitão América, Homem de Ferro, Thor e companhia contra Loki teve consequências graves. “A série mostra o que aconteceu com Nova York depois da batalha final do primeiro filme dos Vingadores. Mas a Nova York de verdade, dos becos sujos, das vielas, dos pequenos marginais e traficantes de drogas, da periferia que ficou arruinada e está sendo reconstruída à base de muita corrupção e lavagem de dinheiro. Demolidor é o outro lado da Marvel cinematográfica”, diz Thiago Cardim, editor do site Judão (www.judao.com.br), especializado em cultura pop.

O vilão da história é Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vicent D’Onofrio). Ele irá tirar proveito de tudo o que ocorreu para expandir seu poder pela cidade, com foco na região conhecida como Cozinha do Inferno, bairro no qual o protagonista cresceu. A tensão parece ditar o ritmo dos capítulos, mas há espaço para momentos cômicos – muito pela interação entre Murdock e o sócio Foggy Nelson (Elden Henson).

PRÓXIMOS PASSOS

Demolidor é apenas o primeiro passo que a Marvel dará dentro da NetFlix. Outros três heróis ganharão seriados na plataforma on-line: Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Segundo Cardim, “dos quatro projetos anunciados com a Netflix, o Demolidor é o personagem que tem mais fôlego. É aquele que está na ativa há mais tempo, que tem décadas de boas histórias para servirem de base e referência”.

O tom urbano desse novo time parece fechar uma espécie de ciclo de todo um projeto. “Você vê os filmes de heróis, você vê uma série (Agents of S.H.I.E.L.D.) que mostra os humanos nos bastidores da atuação heroica e agora tem a chance de ver uma série mostrando como os heróis afetam a vida das pessoas comuns e inspiram o surgimento de outros heróis”, analisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;