Setecidades Titulo
Mauá asfalta 32 ruas de terra e paralelepípedos
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
23/08/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá vai asfaltar 32 ruas do município que são pavimentadas com paralelepípedos ou que permanecem de terra. Os trabalhos começaram segunda-feira pelas ruas Bahia e Paraná, no Jardim Elizabeth, e deve durar dois meses. Para asfaltar oito quilômetros de vias, a Secretaria de Serviços Municipais vai investir R$ 910 mil.

As duas ruas por onde começaram os trabalhos são de terra batida. Neste bairro, a obra será feita pelo Plano Comunitário de Melhorias: Prefeitura arca com 60% do valor da obra e os moradores com os 40% restantes. Cada morador que aderiu ao plano pagará em média R$ 960, divididos em até 24 vezes. "Temos muita poeira na rua, não adianta limpar. E não dá pra passar ônibus aqui", conta a dona-de-casa Edilaine Pastano, moradora da rua Bahia há dez anos. Ela acredita que a vinda do asfalto resolverá essas questões.

O presidente da associação de moradores, Josoé Alves de Souza, considera a chegada do asfalto bem-vinda, mas questiona se outras obras necessárias para a região – como drenagem do solo e colocação de guias – serão feitas, bem como quem financiará o trabalho.

O secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Tácito Andrade, afirma que todos esses serviços serão feitos ao mesmo tempo que o asfalto. Os valores, segundo ele, serão pagos exclusivamente pela Prefeitura. Os moradores afirmam que não têm cópia do contrato do plano e questionam algumas das cláusulas. O secretário afirma que em planos como este o contrato é assinado entre moradores e a construtura encarregada da obra, não com o poder público. As demais ruas a serem pavimentadas serão custeadas com verbas do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte de Mauá, de acordo com a Prefeitura. "As ruas foram escolhidas porque fazem ligação entre os bairros. Com o asfalto, essas vias se tornarão alternativas para os motoristas que quiserem evitar as ruas mais congestionadas", diz o secretário Andrade.

Vias beneficiadas

Vila Independência
Patriarca; Almirante Taylor; Lord Cochrane; Labatut; Ipiranga; Lima e Silva; Dom Pedro II; Bartolomeu de Gusmão; Alan Kardec; e Alfredo Gabionetta

Vila Guarani
Luiz Bernardi; Bernardo Morelli; São Pedro; Walfrides Vieira Vasconcelos; e Antônio Augusto Daniel

Sítio Bocaina
Álvares Machado; Brás Cubas; Francisco Soares de Siqueira; Benedito Machado; Cláudio Henrique; e Sebastião Xavier de Alencar

Jardim Haydeé
São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul

Vila Carlina
Antônio Luiz Ferreira; Cândido Gonçalves Mendes; Edson Erasmo da Silva; Geovanino Schilla; Ângelo Davó; Moacir J. Scarpinello; Senador Severo Gomes; Adelina Arminda de Oliveira; Miguel Ferreira.

Jardim Elizabeth
Paraná e Bahia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;