Esportes Titulo Em Fortaleza
Calor se torna
principal adversário
da Espanha

Jogadores sentem temperatura alta no primeiro treino em Fortaleza antes de pegar a Nigéria

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 07:17
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Espanha se deparou em Fortaleza com, talvez, o único adversário capaz de lhe derrubar na disputa da Copa das Confederações: o calor. Desde as primeiras aparições públicas, por volta das 13h, quando chegaram ao hotel onde ficaram concentrados, na Avenida Beira-Mar, eram comuns as caretas típicas de quem não está nada acostumado a encarar temperaturas acima dos 30ºC. E olha que ontem até choveu forte na parte da manhã na Capital cearense e o dia nem foi dos mais quentes.
 

Visivelmente cansados, os espanhóis não deram a mínima atenção aos torcedores e jornalistas que os aguardavam na porta do hotel. Eles foram direto para os quartos dormir. A estafa tem explicação: além das três horas de voo do Rio de Janeiro até Fortaleza, na madrugada de ontem os jogadores ganharam festa no hotel onde estavam, com direito a apresentações do Carnaval carioca e, claro, muitas mulheres bonitas.
 

Depois de descansar parte da tarde, a delegação partiu, às 18h30, rumo ao treino, realizado no belo campo da Unifor (Universidade de Fortaleza). Pelo menos uma hora antes da entrada dos jogadores no ônibus, foram interditadas algumas ruas próximas ao hotel e montado forte esquema de segurança para impedir qualquer aproximação dos torcedores. Os jogadores saíram por uma porta alternativa e entraram direto no ônibus, estrategicamente posicionado.
 

O acesso da imprensa ao treino foi liberado, mas a assessoria de imprensa da seleção espanhola avisou que nenhum jogador concederia entrevista, nem mesmo o técnico Vicente Del Bosque. O bate-papo ficou marcado para hoje, às 17h30, no Estádio Castelão, um pouco antes do treino de conhecimento do gramado, palco do jogo contra a Nigéria, amanhã, às 16h – a Espanha precisa apenas do empate para ficar com a primeira posição do Grupo B e permanecer em Fortaleza para a semifinal.
 

Os torcedores, outra vez, ficaram de fora da festa. Alguns estudantes da universidade ainda puderam se aproximar do local do treinamento, mas o máximo que conseguiram foi tirar foto do ônibus, entrando e saindo do campus. Outras dezenas de pessoas estavam penduradas nos portões de entrada, também decepcionadas com o pouco acesso à atual campeã mundial.
 

Durante o treino, que durou cerca de uma hora, era visível o sofrimento dos espanhóis com o calor. Mesmo à noite, a temperatura chegava aos 27ºC e a cada cinco minutos os jogadores paravam para tomar água e se refrescar. O único que parecia não se incomodar era o técnico Vicente Del Bosque, que permaneceu de agasalho durante a atividade.
 

Assim que entraram no campo, os jogadores pediram para os administradores da faculdade ligar o irrigador do gramado e fizeram a maior festa com a água. O zagueiro Piqué, por exemplo, aproveitou descuido de Fábregas e mirou o jato d’água no meia, causando risadas dos outros jogadores. Iniesta também aproveitou para se refrescar antes do treino.
 

Assim como entraram no campo, os espanhóis saíram: calados. Alguns ainda atenderam pedidos de integrantes da imprensa e pararam para tirar fotos. O semblante, entretanto, permaneceu carrancudo, talvez por eles terem descoberto o que é o calor, um rival osso duro de roer mesmo para o melhor time do mundo.

Treino revela facilidade dos espanhóis na troca rápida de passes

O técnico Vicente Del Bosque permitiu que a imprensa acompanhasse o treino tático realizado ontem, na Unifor (Universidade de Fortaleza), talvez por mostrar o que todo mundo já conhece. Ele separou os titulares, que fizeram treino em espaço bem reduzido dando, no máximo, dois toques na bola. Na atividade pôde-se perceber claramente a facilidade, até dos zagueiros, em pensar rápido e achar um companheiro desmarcado.
 

Enquanto isso, os reservas, reforçados pelo zagueiro Sérgio Ramos, fizeram apenas alongamento em outra parte do gramado, já que na quinta-feira entraram em campo e aplicaram 10 a 0 no Taiti, no Estádio do Maracanã.
 

Apesar de não falar com a imprensa, Del Bosque deu a entender que vai usar o time completo contra a Nigéria, amanhã, às 16h, no Castelão. Isso quer dizer que o cearense vai ter o prazer de ver bem de perto os melhores jogadores do mundo e vai para o estádio com a expectativa de mais um show de bola espanhol. AF

Fãs sofrem e ficam sem autógrafos

A chuva castigava Fortaleza e os primeiros torcedores começavam a chegar ao hotel Luzeiros, na Avenida Beira-Mar, onde a seleção da Espanha está concentrada. Pelo menos três cearenses largaram tudo na expectativa de uma foto ou autógrafo de Iniesta, Xavi ou Piqué, os três mais assediados. Dentro do empreendimento, família de Santo André nem imaginava o que estava por vir.
 

Luiz Antônio Infante, 48, a mulher Marta Lima, 44, e sua filha, Larissa Infante, 21, estavam na cidade cearense para as férias e ver as partidas da Copa das Confederações quando em uma das idas e vindas no elevador se depararam com os jogadores espanhóis, alguns dos mais valorizados do mundo.
 

“Nossa, nem acreditei. Parecia miragem. Estou esperando o elevador chegar e quando abro a porta vejo o Piqué na minha frente. Parece mentira, não estou acreditando até agora”, relatou Larissa, que nos últimos dias já tinha tirado fotos com os astros mexicanos, que também ficaram no hotel.
 

Luiz contou que nem passou pela cabeça encontrar os astros do futebol quando realizou as reservas. Torcedor fanático do Santo André, ele fez questão de mostrar a camisa aos espanhóis. “Fiquei feliz de ver de perto o Iniesta, que é um craque da bola. Mas temos pouco contato com eles mesmo na parte de dentro do hotel”, revelou. “Agora vou ficar brincando de subir e descer de elevador para ver se encontrou mais algum jogador”, completou a mulher, Marta.
 

Do lado de fora, garotos olhavam pelo vidro na tentativa de ver alguma coisa. Um dos mais persistentes era Hélio Queiroz, 16 anos, que trouxe uma camisa da Espanha na tentativa de conseguir um autógrafo. Ele ficou no hotel desde as primeiras horas da manhã, sem comer, e voltou para casa decepcionado.
 

“Pensei que eles fossem dar moral para quem é de Fortaleza, mas foi difícil. Nem olharam para nós. Mas não vou desistir, amanhã (hoje) e depois volto aqui para o hotel para conseguir um autógrafo”, contou o torcedor. “Já me sinto realizada só de ver o Iniesta e o Xavi de perto. Claro que com uma foto eu ficaria bem mais feliz, mas volto para casa satisfeita”, completou a torcedora Ticiana Fizola, 27 anos.  AF




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;