Sua Saúde Titulo
Hepatite Viral

Doença inflamatória do fígado, órgão localizado na parte superior direita do abdômen e que executa funções vitais no corpo

Por Leo Kahn
06/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença inflamatória do fígado, órgão localizado na parte superior direita do abdômen e que executa funções vitais no corpo, podendo ser causada por vírus, autoimune, álcool, drogas e medicamentos.
A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que esta última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém, a cronificação não ocorre em todos os casos.
A viral mais comum é a causada pelo vírus da hepatite A, B, C, mas só as hepatites B e C podem causar infecção crônica e prolongada, cirrose, insuficiência hepática e também câncer hepático.
Há cerca de 500 milhões de pessoas infectadas com o vírus da hepatite B ou C pelo mundo, isto é dez vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV, levando ao óbito 1,5 milhão de pessoas por ano.
O médico fará o diagnóstico a partir dos fatores de risco associados à hepatite, confirmando com exames laboratoriais e, às vezes, sendo necessário até uma biopsia hepática.


SINAIS E SINTOMAS

Icterícia.
Fadiga.
Dor abdominal.
Falta de apetite.
Diarreia, náuseas ou vômitos.
Febre.
Dor de cabeça.
Pode haver urina de coloração escura.
Fezes de coloração esbranquiçada (tipo massa de vidraceiro).
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas.


SAIBA MAIS

Na A, o vírus é eliminado nas fezes e seu modo de transmissão é por ingestão de água e/ou alimentos contaminados.
A Hepatite B é transmitida através do uso compartilhado de seringas e agulhas, relação sexual sem preservativo, acidentes pérfuro-cortantes e durante o parto.
O modo de transmissão da C é semelhante ao do vírus B, porém a transmissão durante o parto é bem menor.
Use água tratada ou fervida.
Lave bem legumes, frutas e verduras.
Lave bem as mãos após usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar.
Não compartilhar seringas e agulhas.
Use preservativo nas relações sexuais.
Acompanhamento pré-natal para aconselhamento adequado e prevenção da transmissão.
Evite o uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas.
Outros tipos de vírus que menos frequentemente afetam o fígado e causam hepatite são: o citomegalovírus; Epstein-Barr vírus, herpes vírus; parvo vírus e adenovírus.
10% dos adultos contaminados evoluem para a cronicidade.
Em recém-nascidos infectados durante o parto, a taxa chega a 90%, por isso a importância do acompanhamento pré-natal e da vacinação.
Existe a vacinação para vírus das hepatites A e B.
Na presença dos sintomas, procure o médico gastroenterologista ou hepatologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;