Cultura & Lazer Titulo
Atos de violência
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
03/04/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


A barbárie e a exclusão social sustentam o enredo da peça Atos de Violência, do grupo Dramáticas em Cena, que estréia nesta terça-feira, às 21h, e fica em cartaz até 6 de junho no Teatro Satyros 1, em São Paulo. Primeira montagem do grupo, fundado há cerca de um ano, o espetáculo tem direção de Hélio Cícero e reúne dois trabalhos das autoras Marici Salomão e Beatriz Carolina Gonçalves. No elenco, os atores Thereza Piffer, Lúcia Romano, Rogério Brito e Marcelo Pacífico.

Em comum, os textos apresentam uma radiografia da criminalidade na capital paulista. Escrito por Marici, que foi coordenadora do CPT (Círculo de Pesquisa Teatral), sob supervisão de Antunes Filho, Shangrilá tem como cenário um cortiço vertical, em que dois jovens justiceiros defendem o uso da força para a restauração da ordem e da paz. Intitulada Umzé, a história criada por Beatriz se passa na cela de uma penitenciária feminina, onde a personagem-título e a seqüestradora Xaxá, duas criminosas com origens bem distintas, confrontam seus pontos de vista.

“Os textos dialogam entre si. O meu tem a mulher não só como vítima da violência, mas como agente. A Umzé é uma assassina confessa, que vem das camadas mais pobres, e foi abandonada na infância”, explica Beatriz.

A autora já colaborou para conceituados projetos ligados ao teatro contemporâneo, entre eles o Núcleo dos Dez, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Em 2001, atuou como dramaturga residente da companhia inglesa Royal Court Theatre, que promoveu naquele ano um intercâmbio entre autores de diversos países interessados em temas como intolerância e direitos humanos.

Foi a partir da experiência na Inglaterra que Beatriz começou a elaborar a proposta do projeto Dramáticas em Cena, que coloca em primeiro plano a visão do autor.

Além dela e de Marici, integram o grupo as dramaturgas Cláudia Vasconcellos e Vera de Sá.

Atos de Violência – Teatro. Nesta terça-feira, às 21h. No Teatro Satyros 1 – Pça. Franklin Roosevelt, 214, São Paulo. Tel.: 3258-6345. Terças e quartas-feiras, às 21h. Ingr.: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudantes, maiores de 60 anos e integrantes da classe teatral). Até 6 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;