Memória Titulo
Na história do Independente, as mulheres vão às ruas

No aniversário do Independente FC, de Mauá, a participação das mulheres - e dos homens. O ano: 1953. Mauá e Ribeirão Pires lutam pela emancipação...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No aniversário do Independente FC, de Mauá, a participação das mulheres - e dos homens. O ano: 1953. Mauá e Ribeirão Pires lutam pela emancipação político-administrativa. Querem se separar de Santo André.

Daquele tempo, Joana Bergamaschi, pesquisadora, separa a foto de hoje. Um desfile é organizado pelas ruas mauaenses. E lá vão as mulheres, uniformizadas, engrossando com os companheiros uma luta cívica: elas também querem a autonomia da cidade.

Sessenta e cinco anos depois da fundação do Independente FC, 57 anos depois do desfile de 1953, o Independente comemora hoje aniversário com um grande baile em sua sede social, no coração de Mauá: 17 de abril de 1945, a fundação; 17 de abril de 2010, o baile dos 65 anos.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Vida e obra de Carlos do Carmo, grande intérprete português. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: big band do saxofonista Boyd Raeburn; entre os cantores, Johnnie Ray e Natalie Cole; amanhã: big band do pianista Teddy Wilson, com vocais de Billie Holiday. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Em destaque, o Dia do Índio, 19 de abril, e uma nova modalidade de turismo: agências promovem visitas a tribos brasileiras. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes, com Camila Tuchlinski, que cobriu as férias de Geraldo; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das Copas do Mundo (4ª parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Giani canta Angelita (versão de Paulo Queiroz); Roberto Carlos interpreta Tudo para (em parceria com Erasmo Carlos); Ângela Maria, Garota solitária (de Adelino Moreira). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Hino de Ribeirão Pires, aniversários e datas da semana, números de bandas, Duo Guarujá, Anísio Silva, sorteio de prêmios e histórias da cidade. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

MUNICÍPIO PAULISTA

Jarinu. Instalado em 17 de abril de 1949, quando se separa de Atibaia.

HOJE

Dia do Hemofílico.

News Seller

Domingo, 17 de abril de 1960

Manchete - Preço das passagens de ônibus: confusão em torno do assunto

Política - Eleita CPI na Câmara de Santo André para apurar denúncias contra o prefeito Oswaldo Gimenez. Fala-se em impeachment.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 17 de abril de 1980

Manchete - Governo institui empréstimo compulsório.

Campanha salarial - Não há intervenção e paralisação (dos metalúrgicos) continua.

EM 17 DE ABRIL DE...

1860 - Desembargador Policarpo José da Costa assume a presidência da Província de São Paulo.

Trabalhadores

Nasce em 17 de abril:

1894 - Manoel Caeiro. Natural de Mococa (SP). Associado nº 993 do Sindicato dos Químicos. Industriário da Brasitex. Residência: Rua Itapera, 221.

Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

A greve dos 41 dias - 17º dia

Em 17 de abril de 1980, o ministro do Trabalho, Murilo Macedo, decide intervir nos dois principais sindicatos de trabalhadores do Grande ABC, de São Bernardo e Diadema, e também nos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A imprensa faz plantão na sala de Lula. E o Diário destaca dois profissionais para a cobertura: o jornalista Carlos Galli e o repórter-fotográfico Reinaldo Martins.

Carlos Aparecido Galli é paulistano, nascido em 30 de abril de 1954. Trabalhou no Diário entre 1979 e 1981. Hoje é executivo da comunicação, mas permanece fiel ao seu bairro Camilópolis.

Reinaldo Martins seguiu os passos do pai fotógrafo, Armando Martins, do Foto Ruma, que cobria o movimento sindical do Grande ABC nos anos 1950 e 1960. Chegou a editor de Fotografia do Diário e criou, com Alberto Murayama, o estúdio ABC Imagem. Partiu precocemente num acidente de automóvel.

SANTOS DO DIA

Aniceto, Hermógenes, Roberto (abade) e Rodolfo.

Aniceto (na estampa) nasceu na Síria e foi papa entre 154 e 166, ano em que foi martirizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;