Memória Titulo
Hamilcar Paranhos, o adeus do Leão da Câmara

Hamilcar Paranhos nasce em Minas Gerais porque o pai era servidor da União e acompanhava as obras de extensão da malha ferroviária...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


(Oliveira, MG, 13-6-1922 - São Bernardo 14-4-2010)

Hamilcar Paranhos nasce em Minas Gerais porque o pai era servidor da União e acompanhava as obras de extensão da malha ferroviária pelo Estado: residia com a família na boca das obras.

* * *

Durante 30 anos ele foi vereador à Câmara Municipal de São Bernardo. Hamilcar Browne Paranhos, engenheiro de formação, pode ser definido de várias formas. Ficamos com a expressão o Leão da Câmara, título provavelmente criado pelo jornalista Cyro Cassettari.

Hamilcar Paranhos era, de fato, um dos mais combativos vereadores do grupo dos cardeais, completado por Lenildo Magdalena, Álvaro Domingues e outras feras da política são-bernardense. Segundo a família, era laurista, em alusão ao prefeito Lauro Gomes de Almeida.

O pai, Haroldo Paranhos, atuou no Ministério da Viação e Obras Públicas do governo Artur Bernardes. Descendia também de José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco. A mãe, Olga Browne, descendia de família nobre da Irlanda. Hamilcar teve cinco irmãos: Augusto, Alberto, Ademar, Hedda e Haroldo (que reside em Valinhos).

Casou-se com a professora Egle Righini, que criou o Externato Rio Branco há 43 anos em Rudge Ramos - o nome homenageando o barão famoso. Hamilcar e Egle tiveram duas filhas, a professora Ligia Regina, e Maria Augusta, professora e socióloga, diretora do Externato Rio Branco.

"Ele foi um pai muito bom, uma pessoa muito educada. Não se falava palavrão em casa, mesmo que atuando na política, nem sempre tão sadia", conta a filha Maria Augusta.

E a política partidária, uma das paixões do Leão da Câmara, não trouxe nenhum reconhecimento a Hamilcar Paranhos. Até o seguro-saúde do Legislativo Hamilcar perdeu, por falta de pagamento e sem que a família soubesse. Nos últimos anos de sua vida passou por muitas dificuldades. Precisou, inclusive, do amparo financeiro familiar.

DEPOIMENTO

Alguns anos atrás, por iniciativa de Tarciso Barbosa, ex-secretário municipal de São Bernardo e Santo André, tivemos oportunidade de rever Hamilcar Paranhos. Ele já estava fora da Câmara Municipal e com muita alegria nos acompanhou até a praça oriental dos Meninos, em Rudge Ramos, construída na gestão do prefeito Geraldo Faria Rodrigues e Élcio Cândido quando Paranhos ocupava o posto de presidente da Proserv, uma empresa já extinta de economia mista.

Várias fotos foram feitas pelo Diário naquela oportunidade. Paranhos e Tarciso juntos, revendo uma das obras que deixaram e que está mais ativa do que nunca, 35 anos depois, ponto de encontro diário da gente de Rudge Ramos que quer praticar caminhadas no pulmão verde do bairro.

DESPEDIDA

Hoje, às 19h30, na Igreja Santíssima Virgem, no Jardim do Mar, será celebrada a missa de 7º dia em homenagem a Hamilcar Paranhos. Ele deixa, além das filhas, os genros Arturo Dinelli Filho e Mario Paulo Faro Júnior e os netos Fernanda, Fabrizio, Andréa, Maria Claudia e Fernando.

Trabalhadores

Nascem em 20 de abril:

1917 - Antonio Malavazzi. Natural de Salto (SP). Associado nº 591 do Sindicato dos Químicos. Encanador da firma Produtos Químicos Alca. Residência: Rua Berlim, Utinga.

1918 - João Domingos Di Favari. Natural de Rio das Pedras (SP). Associado nº 838 do Sindicato dos Químicos. Ajudante de foguista da Rhodia Química. Residência: Rua Araci, 618, Santo André.

1924 - Martinho Bispo dos Santos. Natural de Itabaiana. Contramestre da Cibra. Associado nº 843 do Sindicato dos Químicos. Residência: Rua Alegre, 69, Vila Barcelona.

Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 20 DE ABRIL DE...

1960 - Era fundada a Sociedade Amigos de Vila Metalúrgica, no distrito de Utinga, em Santo André.

1965 - Fundadas as Sociedades Amigos Alvinópolis e Taboão, em São Bernardo.

1970 - Descerrada placa com o nome de Cacilda Becker no teatro que leva o seu nome, junto ao Paço de São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Antonino, Inês de Montepulciano, Marcelino de Embrun, Sulpício e Teodoro. Na estampa, Santo Hermenegildo.

Crédito da estampa - Acervo: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Turma do Rudge

Aqueles jovens que se unem em torno do antigo bairro dos Meninos, em São Bernardo.

Manoel Garcia. Nascimento: 20-4-1938. Cidade: Promissão. Chegada em Rudge Ramos: janeiro 1959. Profissão: bancário. Aposentou-se como gerente-geral do Banco Noroeste em 1987. Diretor social do Meninos FC.

João Leopoldo Maciel (Django). Nascimento: 20-4-1946. Cidade: Iguape. Chegada a Rudge Ramos: 1962. Profissão: advogado. É um dos criadores e organizadores da Turma do Rudge.

HOJE

Dia do Diplomata e Dia do Disco.

A greve dos 41 dias - 20º dia

O 20 de abril de 1980 caiu num domingo. Novamente o silêncio. Interventores vão iniciar de fato seu trabalho à frente dos sindicatos de Santo André e São Bernardo na segunda-feira.

Lula está preso no Dops com mais 11 companheiros. Outras duas lideranças são procuradas. A censura proibiu o show deste domingo no Estádio de Vila Euclides. Chico Buarque denuncia a perseguição. Entre os artistas que haviam confirmado participação estava Adoniran Barbosa.

O prefeito Tito Costa procura o ministro da Justiça, Abi-Ackel, para conseguir a liberação do estádio para a realização do show no domingo seguinte. Não conseguirá.

Na redação do Diário, entre os profissionais que cobrem a greve dos 41 dias, estão os jovens Cebola e Gazzi.

Luiz Carlos Ferraz, o Cebola, é santista. Nasceu em 15 de março de 1956. Foi repórter do Diário entre 1978 e 1984, destacando-se na área de Educação. É criador e editor-chefe do site www.jornalperspectiva.com.br .

Roberto Gazzi dos Santos nasceu em Rolândia (PR) em 23 de setembro de 1957 e trabalhou no Diário entre 1980 e 1982. Hoje é editor-chefe responsável do jornal O Estado de S. Paulo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 20 de abril de 1980

Manchete - Deops efetua prisões de líderes sindicais e metalúrgicos vão manter a greve; pela primeira vez o Diário traz um perfil pessoal do líder Lula, ilustrado por um retrato seu em 3x4.

São Bernardo - Biblioteca Monteiro Lobato tem a única gravação do escritor Monteiro Lobato.

Nacional - Ministério da Agricultura adota iniciativa do Diário e cria o Jornal da Feira, conforme reportagem especial da jornalista Tânia Angarani e Luciano Vicioni.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A conturbada semana econômica.

Beneficência Portuguesa - Jornalista Chiquinho Palmério, em sua coluna S, publica fotos do coquetel dos 50 anos da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Caraguatatuba. Criado por lei provincial de 20 de abril de 1857, separando-se de São Sebastião.

Cunha. Criado em 1785. Elevado a município em 20 de abril de 1858, quando se separa de Guaratinguetá.

Paranapanema. Instalado como município em 15 de abril de 1945.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;