Memória Titulo
Apresentamos o mais antigo jornalista do Grande ABC
Por Ademir Medici
06/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Um novo município paulista se incorpora à memória do Grande ABC: Timburi, na região de Piraju. Ali nasceu o advogado e jornalista Admar Mendes de Campos, que na verdade foi criado em Presidente Prudente e que vive em Santo André desde 1945.

Aos 97 anos, Dr. Admar tem uma linda história. Seus antepassados foram nobres. O avô materno, Joaquim Mendes de Carvalho, recebeu o título de tenente da Guarda Nacional, por outorga do imperador Pedro II.

O título é guardado pela família. E as histórias contadas de geração em geração. Resumidamente, com a queda do Império, a família deixou o Rio de Janeiro e embrenhou-se no sertão paulista. Trabalhou na terra. O pai de Admar foi lavrador.

Ele, Admar, sempre trabalhou. E muito. Menino, de engraxate. Mocinho, no cinema e no cartório de Presidente Prudente. Tornou-se exímio datilógrafo. E animado pela irmã Adélia, que já morava na cidade, veio para Santo André.

O ADVOGADO - Admar estava com os seus 25 anos quando trocou o Interior por Santo André. Começou a trabalhar no escritório da Rhodia Química. E dedicou-se aos estudos, até formar-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, turma de 1956.

De auxiliar/correspondente passou a escriturário e alcançou o cargo de advogado. Sempre na Rhodia. Seu único emprego registrado em carteira, quase 30 anos de batente: 1945 a 1974.

Em paralelo, atendia espontaneamente nos programas sociais da OAB e no Tribunal de Justiça Desportiva da Liga de Futebol de Santo André, levado pelo amigo Paschoalino Assumpção.

O JORNALISTA - Modesto, Dr. Admar diz que foi jornalista de um jornal só, quando cursava o comercial na escola do professor Paulo Sinna, no Largo do Carmo. E foi um exemplar do jornal que redigia na escola, O Estudante, que nos aproximou do Dr. Admar, graças a uma das sobrinhas, Vera Lúcia de Meira Campos.

– Eu tenho dois exemplares e posso mandá-lo pelo correio, escreveu Vera.

Lógico que quisemos conhecer o nosso colega jornalista. Foi uma linda tarde em seu apartamento, no Centro de Santo André.

AMANHÃ, EM MEMÓRIA - Folheamos O Estudante, um raro jornal escrito e editado em Santo André há quase 70 anos.

Bom Jesus. E o Grande ABC

Hoje é feriado em várias cidades brasileiras, cujo padroeiro é Bom Jesus. Em São Paulo, guardam a data Batatais, Iguape, Matão, Ourinhos, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Ribeirão Bonito, Tremembé e Araçaíba (distrito de Apiaí).

No Grande ABC, Bom Jesus é padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas do Grande ABC.

As festas em louvor a Bom Jesus da Pedra Fria, em Piraporinha, perdem-se no tempo e são contemporâneas às primeiras festas da Boa Viagem, com suas procissões dos carroceiros. Os jornais noticiavam estas festas, referindo-se ao Sítio Piraporinha.

Neste domingo, o bispo diocesano, dom Pedro Cipollini, celebrará a missa das 9h em Piraporinha. Haverá a Hora Santa Eucarística às 15h, seguida de carreata às 16h, lembrando as procissões dos carros – ou das carroças e carretões de tempos idos. As solenidades se encerram às 16h, com missa solene.

UMA SUGESTÃO - Prezado padre Dayvid da Silva, pároco do Senhor Bom Jesus de Piraporinha.

Prezados padres Rogério Duarte Irmão e Miguel Frutuoso da Silva, responsáveis pela Matriz de Paranapiacaba.

Que tal um intercâmbio histórico-religioso em 2018, por ocasião da festa do padroeiro?

Paranapiacaba e Piraporinha são localidades distantes entre si.

Mas integram a mesma Diocese de Santo André. A história católica do Grande ABC ganharia muito com esta aproximação de fiéis e religiosos. Haveria troca de experiências. Estudos sobre o querido Bom Jesus. Construção de memória.

A página Memória esta aberta. Vamos nos unir. Estudar a fundo a história das paróquias. Lembrar antigas solenidades, quermesses e procissões. E divulgar ao longo do ano tudo o que se decidir. Estamos às ordens. E boas festas neste domingo especial.

Diário há 30 anos...

Quinta-feira, 6 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6513

Manchete – Recorde na exportação de veículos

Grande ABC – Confusão e muitas filas nas agências da Eletropaulo: falta estrutura para atendimento.

Dança – Bailarino andreense é o melhor do Brasil. Douglas Gawriljuk obteve o primeiro lugar no balem solo do concurso de balé e coreografia realizado no Rio de Janeiro. Douglas pertene à Academia de Balé Ruslan, de Santo André.

Informática (Ivone Santana) – Rádio USP vai transmitir imagens por computador.

Primeira Divisão – Em Piracicaba, XV 2, Santo André 1.

Em 6 de agosto de...

1912 –A Light expede ofício à Repartição de Estatística do Estado tratando do envio de questionários destinados à iluminação por eletricidade dos municípios de Parnaíba e São Bernardo.

1917 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: realiza-se no Sítio Piraporinha a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus.

Liga de Defesa Popular aconselha a volta ao trabalho de todas as classes em Porto Alegre.

Voltam a trafegar os bondes, os automóveis, os carros e outros veículos.

1962 – Inaugurada a estação rodoviária de Santo André nos baixos do Viaduto Pedro Dell’Antonia.

Municípios brasileiros

Celebram seus aniversários em 6 de agosto:

Em São Paulo, Aguaí, Anhumas, Floreal, Mesópolis, Monte Alegre do Sul, Pedranópolis, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Ribeirão dos Índios e Turmalina

Na Bahia, Boa Nova, Inhambupe, Jaguarari e Miguel Calmon

Em Minas Gerais, Bom Jesus do Amparo

No Paraná, Nova Olímpia

No Mato Grosso, Pontes e Lacerda

No Rio Grande do Sul, Porto Lucena

No Ceará, Russas Fonte: IBGE

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;