Setecidades Titulo Educação
Etec Lauro Gomes tem curso mais concorrido
Por Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
02/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O Ensino Médio da Etec (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes, no Baeta Neves, em São Bernardo, é o mais concorrido do Estado. O vestibulinho do curso regular para o primeiro semestre de 2017 recebeu 1.010 inscrições para as 40 matrículas ofertadas pela unidade, média de 25,25 candidatos por vaga. A instituição tradicional da região ocupa posição de destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que alcançou o 15º lugar entre as melhores escolas públicas de São Paulo e a 18ª posição entre as 60 melhores unidades estaduais do País na edição de 2015 do exame federal.

Quando considerados todos os segmentos de cursos ofertados pelas Etecs paulistas, que inclui o Ensino Técnico exclusivo, o Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio e Especialização Técnica, a unidade Lauro Gomes tem a segunda maior demanda. Isso porque, pelo sexto semestre consecutivo, a formação técnica de Enfermagem da Etec Carlos de Campos, da Capital, é a mais concorrida, com 33,38 candidatos por vaga. Ao todo, o vestibulinho recebeu 322 mil inscritos para o exame, marcado para o dia 18.

Entre as sete cidades, apenas outras duas Etecs oferecem Ensino Médio regular – Diadema e Ribeirão Pires. Nestes casos, a disputa é de 7,59 e 10,78 candidatos por vaga, respectivamente. Já na categoria Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, o curso de Nutrição e Dietética da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, também se destaca. A unidade registrou 14,48 inscritos por oportunidade ofertada, o sexto índice mais disputado do Estado.

Para a coordenadora pedagógica da Etec Lauro Gomes, Cida Bobotis, a demanda elevada se deve, principalmente, ao desempenho satisfatório da unidade em avaliações como o Enem. “É uma escola referência em São Bernardo. Temos professores capacitados e que se dedicam. Com isso, o nível da aula fica elevado”, considera. Outro fator que acaba contribuindo para que a concorrência de ingresso na unidade seja maior é a crise financeira. “Percebemos que a procura de alunos vindos da rede privada tem aumentado, o que também acaba elevando o nível de seleção”, completa.

Outros cursos ofertados pela instituição de ensino, como as formações técnicas em Administração, Informática e Química, todas integradas ao Ensino Médio, também tiveram boa procura. A demanda por curso e unidade está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;