Setecidades Titulo Concurso literário
Calor e aumento do consumo de água geram preocupação

Alunos lamentam desperdício e pedem mais consciência em relação ao uso do recurso

Nelson Donato
Especial para o Diário
30/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Embora o inverno brasileiro só termine no dia 21 de setembro, as ondas de calor são frequentes durante a estação. Uma das consequências do aumento da temperatura é a elevação do consumo de água, atitude que gera preocupação para toda a comunidade. O gasto excessivo do recurso hídrico foi abordado pelos alunos da EE Professor José Augusto de Azevedo Antunes, em Santo André, durante a realização da décima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), que neste ano debate o tema Água Não Nasce na Torneira.

Conhecer os problemas da falta de água e presenciar o desperdício contante são os maiores trunfos dos futuros adultos para garantir a preservação dos rios e represas. Cientes das medidas que podem ser tomadas para combater o desperdício, os estudantes apresentam sugestões criativas e que podem inspirar o poder público e a sociedade.

Chamar a atenção das pessoas foi a opção feita pela aluna Giovana da Silva Vieira, 13 anos, para expor seus pensamentos. Ela ressalta que a destruição da natureza pode esgotar a água do planeta. “Quando desmatam, acabam alterando o ecossistema. Muitos parecem não saber, mas a água que consumimos em casa não volta para os rios e represas.”

Giovana também cita o calor como fator agravante para a crise hídrica. “Quando está mais quente, as pessoas gastam mais água e param de falar em economia. Não podemos simplesmente esquecer que devemos reduzir o consumo.”

O estudante Raul de Araújo Lima, 12, aproveitou o tema do concurso literário para criticar o uso inconsciente do recurso hídrico. “A água não nasce nas torneiras. Ela vem dos rios e precisa passar por muitos tratamentos até chegar até nós, é um processo demorado. Vejo pessoas escovarem os dentes ou lavarem a louça de torneira aberta. Por isso, em casa sempre reduzimos o gasto, pois sabemos de toda a dificuldade.”

O Desafio de Redação conta com apoio da Ecovias, Shopping Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;