Economia Titulo
Revista faz críticas às promessas de crescimento do governo Lula
Do Diário OnLine
22/04/2004 | 22:05
Compartilhar notícia


O mercado perdeu a credibilidade nas promessas de emprego e crescimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou uma reportagem publicada na mais recente edição da revista britânica The Economist.

O texto, intitulado ‘Duvidando de Lula’, diz que o risco-país está abalado não apenas pela ameaça de elevação na taxa de juros dos EUA, mas também por políticas que não apresentam resultados efetivos, e que privilegiam mais os investidores estrangeiros do que os próprios brasileiros.

A revista sugere que, ao elevar a meta de superávit primário de 2003 de 3,75% para 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto), o governo petista “escolheu gastar mais com juros da dívida e menos com estradas, escolas e salários.”

Para a Economist, o presidente Lula conseguiu credibilidade ao elevar os juros para conter a inflação, mas em função disso a economia do país obteve retração em 2003 e a “promessa de emprego e justiça econômica pareceu vazia”.

A reportagem termina afirmando que a economia brasileira é forte para enfrentar crises internacionais, mas seu crescimento dependerá das eleições municipais, onde a confiança no governo Lula será refletida por meio das escolhas eleitorais nas várias cidades do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;