Eleições 2016 Titulo Aposentadoria temporária
Doze parlamentares evitam eleição de 2016, mas não devem abandonar política

Estratégia e transferência de votos estão entre motivos que fizeram vereadores rejeitar urnas

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
22/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A formalização das candidaturas a vereador na região confirmou a aposentadoria de 12 parlamentares dentre os 142 que exercem mandato atualmente. Nomes notoriamente conhecidos acabaram de fora da disputa eleitoral, porém, salientam permanência ativa na política.

Ficarão de fora do pleito, de forma temporária, os vereadores Donizeti Pereira (PV) e Tiago Nogueira (PT) em Santo André; Antônio Cabrera (PSB), José Walter Tavares (PHS) e Paulo Dias (PT) em São Bernardo; Gersio Sartori (PTB) e Flávio Rstom (PTB) em São Caetano; Alberto Betão Justino (PTB), Wagner Rubinelli (PT), Paulo Suares (PT) e Ivann Gomes, o Batoré (PRTB) em Mauá; e Walmir Perillo (PSDB) em Rio Grande da Serra.

“Eu não renunciei a política, apenas não estarei na urna em outubro porque aceitei o desafio de coordenar a campanha (à reeleição do prefeito Carlos Grana, do PT)”, pontuou Tiago Nogueira, vereador por dois mandatos, despistando sobre futuro na vida pública.

Em São Bernardo, Tavares e Cabrera fizeram movimento para tentar ser vice, mas acabaram preteridos. “Eu estou na Câmara no quinto mandato. Já tinha tomado minha decisão. Vou seguir ajudando a sociedade com escritório aberto e ajudar meu irmão”, comentou Tavares, citando Toninho Tavares, candidato a vereador pelo PSDB.

Na sexta legislatura em São Caetano, Gersio Sartori vai deixar o espólio político para a mulher, Neide, que concorrerá PSDB, raia contrária à de sua sigla atual. “Eu estarei nesta eleição apoiando apenas a minha mulher. Respeito o meu partido (PTB)”, frisou o vereador, que vai se dedicar à advocacia. Em Mauá, Paulo Suares viu a desistência se aproximar após o ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior confirmar retorno. Eles são do mesmo grupo interno do PT. “Construí essa saída de disputa porque cumpri minha obrigação por dois mandatos”, disse Suares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;