Setecidades Titulo Santo André
Alunos usam a imaginação e incentivam economia de água

Jovens abordam falta do recurso em países da África para ressaltar necessidade do consumo consciente

Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
13/08/2016 | 07:00
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Marina Brandão/DGABC


Alunos da Unidade 2 do Instituto de Ensino Portinari, no Parque da Nações, em Santo André, manifestaram indignação sobre o desperdício de água durante o Desafio de Redação, ontem. Em sua décima edição, o concurso literário promovido pelo Diário estimula os estudantes a debaterem sobre o tema Água Não Nasce na Torneira.

A escrita ajuda os jovens a criarem repertório de vocabulários, a pesquisar e ampliar conhecimento e a contextualizar situações, de acordo com a professora de Redação Fabiana Lopes. “Eles trazem argumentos e concluem as ideias. Nunca houve tanto acesso como agora. A tecnologia, mesmo que criticada por muitos, traz mais criatividade à garotada”, salienta.

Com história que envolve reis, princesas, magia e água, a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Sarah Gonçalves Garcia, 13 anos, é fã de histórias fictícias e usou a imaginação para passar sua mensagem. “Minha família mudou os hábitos após a crise hídrica. Serviu de reflexão”, comenta.

Após pesquisa, Otávio Misso, 11, do 7º ano, ressaltou em seu texto, em formato de reportagem, o drama de países que passam por situações piores. “Minha manchete era A água em 2030”, relata o aluno, que viajou para o futuro. “A situação no continente africano é bem mais complicada. Os brasileiros têm sorte de ainda poderem usar o recurso e deveriam se conscientizar.”

Com o apoio da Ecovias, Golden Square e Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), o Desafio de Redação segue nas instituições de ensino de Diadema e Mauá.




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