Memória Titulo Memória
Ele teve terras no Grande ABC. E fundou Taubaté

Hoje é o aniversário de Taubaté. O município celebra 370 anos...

Ademir Medici
05/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário de Taubaté. O município celebra 370 anos. É o sétimo mais antigo do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia, Mogi das Cruzes, Iguape e Ubatuba.

“Jacques Felix fundou Taubaté entre 1639 e 1640. Imagina-se que ele tinha mais de 70 anos quando ali chegou para tomar posse das terras que pertenciam à condessa de Vimieiro. Felix construiu a igreja, casa da câmara e da cadeia que deram a Taubaté o status de vila em 1645.”

Cf. Almanaque Urupês

Popularmente, a ligação entre o Grande ABC e Taubaté, no Vale do Paraíba, é o futebol de alguns anos atrás, quando Santo André, Saad e São Bernardo (não o Tigre, mas o Esporte) realizaram ótimas partidas com o EC Taubaté – no Vale e nos estádios daqui. Mas há uma ligação mais antiga – e histórica – que envolve o bandeirante Jacques Felix. Quem nos lembra o fato é o casal Vicente e Elexina D’Angelo, de São Bernardo, citando autores como Manuel Eufrásio de Azevedo Marques, José de Souza Martins e Wanderley dos Santos.

Aconteceu há 370 anos

- Jacques Felix vivia na região do Moinho Velho, no Ipiranga, e mudou-se em 1636 com toda a sua família e grande número de índios mansos para o Vale do Paraíba, fundando a atual cidade de Taubaté, uma vila na ocasião, por provisão do dia 5 de dezembro de 1645.

- O nome de Jacques Felix consta dos anais da velha Borda do Campo, hoje Grande ABC. O registro é de 16-9-1638, quando da demarcação das terras doadas aos beneditinos por Miguel Aires Maldonado – naquelas terras está assentada parte significativa do Grande ABC urbano dos dias atuais.

- Da descrição da demarcação de 1638 consta: “Em cumprimento ao despacho do juiz ordinário Pedro de Moraes Madureira, estiveram na paragem chamada Tamandateí (assim mesmo, e não Tamanduateí), que passa pelo caminho que vai para a Vila de Santos, além do sítio e fazenda de Jacques Felix ...”

- E mais: Isabel Felix, irmã de Jacques Felix, que foi casada com o alfaiate Diogo Sanches, teve sítio no Tijucuçu. Hoje, parte do Tijucuçu é abrangida pelo atual município de São Caetano.

- Jacques Felix foi quem ordenou, em 1645, a construção da antiga Igreja Matriz de Taubaté. Aquela igreja sofreu várias ampliações. Foi atingida por incêndio e reformada. E existe até hoje: é a Catedral de São Francisco das Chagas, em Taubaté.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 5 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 5999

Manchete – Indústria prevê ritmo histórico em 1986

Santo André – Será pavimentado o trecho da Estrada do Pedroso que liga a Estação do Teleférico à divisa com São Bernardo. Contrato foi assinado ontem pelo prefeito Newton Brandão e a empresa Sanco.

- O trecho a ser pavimentado será de 2,5 quilômetros. Resolverá os problemas de acesso aos Jardins Riviera e Miami.

Alimentos – Após 15 dias desde a sua inauguração, a Craisa tem movimento fraco; atacadistas descontentes; mercadorias boas e baratas.

Em 5 de dezembro de...

1915 – O Hospital de Santo André (Santa Casa) lutava com sérias dificuldades financeiras e continuava a manter um número elevado de doentes.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A entrada dos búlgaros, austríacos e alemães em Monastir (cidade da Tunísia)’.

Hoje

- Dia Nacional da Pastoral da Criança

- Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social

Santos do Dia

- São Sabas (Capadócia 439 – Palestina, 532). Fundou uma comunidade monástica na Palestina, onde anos mais tarde seria erguido o Mosteiro de São Sabas. A fama dos prodígios e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Cristo fizeram essa comunidade crescer muito. A eloquência da sua pregação do Evangelho atraía cada vez mais os pagãos à conversão. Santo Sabas está presente na relação dos grandes sacerdotes fundadores do monaquismo da Palestina.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Nicécio

- Crispina

- Dalmácio

Município Paulista

- Hoje também é o aniversário de Sertãozinho, elevado a município em 1896, quando se separa de Ribeirão Preto.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Hoje, Programa Rádio Vitrola, às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, Clássicos Sertanejos, às 6h: também aos domingos, Momento Jovem Guarda, às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Entrevista com Renan Gutierrez e Débora Aleixo, do Cenin (Centro Institucional de Assistência a Pessoas com Câncer), de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Jornalista Milton Parron discorre sobre esta audição:

- Para quem gosta de história do Brasil e gosta do rádio de boa qualidade, apresentaremos uma superprodução feita para as emissoras associadas – Tupi/Difusora – no aniversário de São Paulo em 1978 (25 de janeiro).

- Será a radiofonização da famosa expedição do bandeirante Fernão Dias Paes Leme no século 17 em busca de esmeraldas, produzida pelo saudoso dramaturgo, compositor, professor e radialista Chico de Assis. É uma verdadeira obra prima.

- Trabalho desse nível não se ouve mais no rádio do Brasil e, para dar uma ideia da grandiosidade da produção, basta atentar para parte do elenco de radiodramaturgia que participou: Rodolfo Mayer, Paulo Goulart, Jayme Barcelos, Lia de Aguiar, Lilian Lemmertz, Bruna Lombardi, Edney Geovanazzi, Cesar Monte Claro, Marlene Letieri, Carlos Alberto Ricceli, Bete Goulart e pelo menos outros dez, incluindo o narrador Roberto Mayer.

- As trilhas musicais que ilustram a radiofonização foram escritas pelo saudoso maestro Ciro Pereira e gravadas por sua orquestra especialmente para essa adaptação da saga de Fernão Dias Paes Leme, cujo título dado pelo autor Chico de Assis é: O Caçador de Esmeraldas. Tenho certeza que as pessoas vão se emocionar.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;