Política Titulo Alterações
Partidos preveem incertezas com mudanças no prazo de filiação

Dirigentes de legendas no Grande ABC temem que redução do limite na lei prejudique acordos

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
05/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A redução de um ano para seis meses do prazo limite de filiação com vistas à eleição mexeu com calendário dos partidos em todo o Brasil, inclusive no Grande ABC. Na dúvida se a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionaria a mudança, feita pelo Congresso Nacional em minirreforma política, dirigentes partidários trabalharam com o prazo da atual legislação e homologaram novas filiações de potenciais candidatos até dia 30.

A presidente decidiu avalizar a mudança sugerida pelo Congresso para o pleito já do ano que vem. E, com isso, o que foi apalavrado com os novos filiados pode mudar. É o que avaliam os coordenadores de três grandes partidos na região.

À frente da Macro PT ABC, Claudinho da Geladeira avalia que a alteração faz com que as negociações “voltem à estaca zero”. “Agora começa tudo de novo. O que a gente já tinha acertado pode permanecer ou se ampliar para o quadro que estava se formando ou pode se esvaziar. A correria vai continuar”, frisou. Pré-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho ponderou que, como futuro postulante, as mudanças o beneficiam. “Para a minha pré-candidatura é bom, pois teremos mais tempo para chamar para o grupo quem ainda insiste em apoiar o governo em 2016”, discorre.

Em todo o Estado, o PT sente na pele a crise institucional por qual passa. Prefeitos, vereadores e militantes de peso vêm se desfiliando, rumo a destinos como PSB e PSD.

Coordenador do PSDB no Grande ABC, Márcio Canuto reconheceu que são mais alguns meses de possível assédio aos tucanos. Contudo, destacou que as novas filiações à legenda se deram de forma espontânea, por conta do ‘momento pró-PSDB’, em virtude do desgaste do PT no governo federal. “Se nos procuraram, foi porque se sentem alinhados com a legenda e não têm porque desistirem”, frisou.

Para Paulo Bio, gestor do PV na região, as alterações na legislação eleitoral complicarão, por ora, apenas partidos que ocupam o comando das prefeituras e que não querem perder apoios aos projetos de reeleição. “Naturalmente, o assédio pode existir, mas nós do PV estamos tranquilos, pois não oferecemos nada em troca para a vinda desses novos filiados”, avaliou.

JANELA
Com a redução para o prazo de filiação, também foi sancionada a janela partidária (período de um mês), que permitirá a parlamentares trocarem de legenda sem o risco de perder o mandato. Com essa possibilidade, vereadores da região seguraram mudanças partidárias para o ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;