Internacional Titulo
Contas do santuário de Fátima abrigaram ouro nazista
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 10:25
Compartilhar notícia


O reitor do santuário de Fátima reconheceu que o ouro nazista chegou a circular, sem que se soubesse, durante os anos 70, por meio de uma conta aberta em um banco da Cidade do Porto (Norte).

Monsenhor Luciano Guerra explicou em um comunicado que ``em 1970, o santuário ordenou fundir o ouro, que considerou nao ter nenhum interesse museológico, e depositá-lo em um banco da Cidade do Porto. Parte desse ouro, procedente das doaçoes feitas pelos peregrinos, foi utilizada pelo banco, com a autorizaçao do entao reitor, sob condiçao de devolvê-lo com o mesmo peso', precisou.

Entre o ouro devolvido pelo banco a partir de 1976, ``havia vários lingotes com a marca do Terceiro Reich', disse monsenhor Guerra, considerando que o ouro tinha sido provavelmente comprado ao Banco de Portugal pelo banco administrador das contas do santuário de Fátima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;