Memória Titulo Memória
Dona Adalgisa, a alegria de ensinar

Título escolhido pelo Diário para homenagear esta professora símbolo de Santo André, quatro décadas atrás...

Por Ademir Medici
15/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Título escolhido pelo Diário para homenagear esta professora símbolo de Santo André, quatro décadas atrás.

No Dia do Professor, a notícia de uma professora querida: Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, a dona Adalgisa.

Os antigos de Santo André têm sempre uma palavra para ela. Uma lembrança. Faltava uma foto, um depoimento, uma homenagem. Quem se incumbiu disto foi o Diário, há exatos 40 anos, numa reportagem com ela escrita por Antonio Carlos Soares, jornalista e professor universitário, com fotos de Antonio Carvalho, o Toninho Mamadeira – como era carinhosamente chamado – depois editor de fotografias num grande jornal de Juiz de Fora, mineirinho que ele é.

A reportagem daquela terça-feira, 15-10-1974, é ilustrada por uma única foto. Aquela e as demais imagens, em negativo preto e branco, integram o Banco de Dados do Diário, uma das riquezas maiores deste jornal.

“Naquele tempo – dizia dona Adalgisa – a população dava mais atenção aos professores. Era mais carinhosa para com a gente.”

Obrigado, Soares, valeu, Toninho.

Sala de aula

Do depoimento de dona Adalgisa, 80 anos em 1974

- O nascimento em Gênova, Itália, em 1894.

- O pai foi diretor da Tecelagem Ipiranguinha, cuja razão social era Silva, Seabra e Companhia Ltda. Ali a jovem Adalgisa inicia a missão de educadora, formando a primeira turma de alunos, por volta de 1911.

“Antigamente a criança com 7 anos já trabalhava e eu então lecionava para eles cerca de uma hora e meia, todos os dias.”

- Ela fundou e dirigiu o Curso São José, uma das primeiras escolas particulares de Santo André, que funcionava no Sítio Tangará, espaço hoje ocupado pelas Fundações ABC e Santo André.

- O nome ‘São José’ do curso foi sugestão de algumas alunas.

- Entre as alunas de dona Adalgisa, Rosa Brancaleoni, Luiza Degni, Bruna e Francisca Lucchesi.

- E mais: médicos, advogados, odontólogos, políticos. Os filhos de Erasmo Assumpção, hoje nome de dois bairros na cidade: Vila Assunção e Parque Erasmo Assumpção.

- Outros alunos seus: professor Acylino Belissomi, Carlos Vicente Cerchiari (da CVC famosa), Milton Batista.

- Antes de montar o Curso São José, dona Adalgisa lecionou em praticamente todas as cidades do Grande ABC, de Ribeirão Pires a São Bernardo, incluindo o bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos.

- Ela viu a construção da primeira unidade Rhodia, em Santo André, inaugurada em 1919 “num pantanal ao lado da estação.”

- O ônibus que ligava Santo André a São Bernardo parava na porta de sua casa e esperava que ela acabasse de tomar sua refeição para ir dar aulas.

E veio a aposentadoria. Dona Adalgisa passou por uma junta médica: foram exatamente seus ex-alunos os encarregados de emitir parecer para que a antiga professora pudesse receber a pensão de aposentadoria.

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5647

Caderno B – Trabalho: acusação contra a construtora Mendes Junior no Iraque; comunicação: o Brasil tem urgência de lançar seu satélite de comunicações doméstico; menor: Santo André diz não ao internato.

Caderno C – Nossa Caixa: em pouco mais de um ano desde sua implantação, a Nossa Caixa Municipal recebeu inscrições de 200 dos 572 municípios paulistas; empregos: reaquecimento na região.

Em 15 de outubro de...

1864 – Celebrado o casamento da princesa Isabel com o Conde d'Eu.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: combate na região de Dixmunde, Yprês e Dunkerque; os aliados repelem os alemães e tomam Yprês; morte de dois generais franceses no campo de batalha.

1939 – Jornal O Estado de S.Paulo publica pela primeira vez uma radiofoto, que foi enviada por rádio de Berlim a Nova York e de lá a São Paulo por avião.

1959 – Inaugurado o novo visual do Nosso Bar, estabelecimento histórico em frente à estação de Santo André, com jardim de inverno, restaurante, confeitaria, pizzaria e panificação, iniciativa de Joaquim da Silva Grillo.

1969 – Fundação Universitária do ABC lança 1.000 exemplares do Catálogo Biomédico do Estado de São Paulo. A publicação foi elaborada sob a supervisão de Diná Aguiar Población, bibliotecária/chefe da Faculdade de Medicina do ABC.

1974 – Jorge Najha, superintendente do INPS, visita São Bernardo.

Hoje

- Dia do Professor

- Dia da Normalista

- Dia do Caçador

Santos do dia

- Na estampa, Santa Teresa D’Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515 – 1582). Carmelita. Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: O caminho da perfeição, Pensamentos sobre o amor de Deus e O castelo interior. Considerada a Padroeira dos Professores.

- Eutímio

- Tecla de Kitzingen

Município Paulista

- Ilha Solteira. Elevado a município em 1991, quando se separa de Pereira Barreto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;