Economia Titulo Combustível
Consumo de etanol superou o de gasolina em janeiro
da ABr
08/11/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


O advento do carro flex fuel (bicombustível), que constitui hoje a maioria dos veículos vendidos no País, deu ao consumidor a opção de escolher o melhor preço entre a gasolina e etanol, vem servindo de parâmetro para a regulação dos valores e levou o consumo de álcool combustível a superar o da gasolina pela primeira vez em 20 anos.

Em fevereiro deste ano, o baixo preço do etanol levou o consumo de álcool (anidro e hidratado) a superar o da gasolina, o que não acontecia desde a década de 1980, no auge do Proálcool. Em fevereiro, o País usou 1,432 bilhão de litros, contra 1,411 bilhão de litros de gasolina, diferença de 21 milhões.

Na ocasião, o superintendente de abastecimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Edson Silva, atribuiu o resultado à queda no preço do álcool comercializado nas bombas, aliada ao aumento das vendas de carros do tipo bicombustível.

Segundo a ANP, o consumo de álcool fechou o primeiro bimestre do ano com crescimento de 56% em relação a igual período do ano passado, enquanto o de gasolina subiu 2,9% e o do diesel, 11,5%.

Em janeiro do ano passado foram consumidos no Brasil 1,520 bilhão de litros de gasolina e 1,088 bilhão de litros de álcool (anidro e hidratado). Já em dezembro, a diferença no consumo dos dois combustíveis chegava a menos de 100 milhões de litros, com 1,703 bilhão para gasolina e 1,604 bilhão para o etanol. E em janeiro deste ano, era de apenas 49 milhões, com 1,515 bilhão do derivado do petróleo consumido e 1,466 do álcool.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;