Economia Titulo Inadimplência
Cresce inadimplência escolar em SP
08/11/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


O índice de inadimplência nas escolas particulares atingiu média de 9,09% de janeiro a setembro deste ano, contra 8,23% no mesmo período do ano passado, conforme dados apresentados pelo Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. O levantamento incluiu escolas de ensino fundamental e médio de todas as regiões do Estado.

Este ano, apenas em junho a inadimplência, de 8,35%, foi menor que a de 2008, quando o mês registrou 10%. Por região do Estado, a capital e São José dos Campos apresentaram inadimplência média acima de 11%. No ABC, região industrial, o índice médio ficou abaixo de 7%, o que prova, segundo o presidente Benjamin Ribeiro da Silva, que os reflexos da crise econômica não chegaram às escolas.

O sindicato defende a aprovação de projeto que reduz de um ano para seis meses o período em que um aluno pode estudar sem pagar. Também recomenda às escolas que mantenham um cadastro dos alunos que pagam em dia para evitar que o mau pagador deixe a dívida em uma escola e procure outra.

De acordo com Silva, a falta de pagamento vai pesar no índice de reajuste das mensalidades para 2010, que devem ser corrigidas entre 4,5% e 6,5%. "As escolas não têm caixa para bancar o inadimplente e precisam recorrer ao mercado financeiro." Os juros, segundo ele, entram na planilha de custos que serve de base para o reajuste. As escolas têm até 15 de dezembro para definir o valor da mensalidade para o ano que vem.

A recomendação do sindicato é de que mantenham o reajuste próximo do índice da inflação. Está previsto que a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terminará o ano em 4,3%. Escolas que reduziram a mensalidade no período da crise ou investiram em tecnologia podem reajustar acima desse índice, mas são casos isolados, segundo Ribeiro da Silva. "O mercado regula, pois é muito competitivo. Quem aumentar a mensalidade demais perde alunos", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;