Internacional Titulo
Israel: vitória de Barak depende de três candidatos
Por Do Diário do Grande ABC
14/05/1999 | 10:57
Compartilhar notícia


Uma eventual vitória do candidato da oposiçao trabalhista Ehud Barak, no primeiro turno da eleiçao geral israelense, na próxima segunda-feira, depende da decisao de três ``pequenos' candidatos, segundo pesquisas divulgadas esta sexta-feira.

Três dias antes da votaçao, as expectativas recaem sobre a retirada das candidaturas a primeiro-ministro do árabe Azmi Bishara, do representante da extrema-direita Benny Begin e do moderado Yitzhak Mordehai. Só assim seria possível para Barak obter mais de 50% dos votos, logo no primeiro turno de votaçao.

Por enquanto, Bishara faz suspense. Begin também fala de uma possível retirada no domingo, e o terceiro candidato, o chefe do partido moderado, Yitzhak Mordehai, mesmo em queda livre nas pesquisas há dois meses, insiste em se manter na disputa.

Segundo a rádio estatal, o partido trabalhista exerceria pressoes constantes sobre Bishara para que renuncie, enquanto que aliados de Netanyahu tratam de convencer Begin para que mantenha a candidatura.

Segundo o instituto Gallup, Barak tem atualmente 48,5% das intençoes de voto. Se Bishara e Begin retirassem suas candidaturas, Barak ganharia, com 50,3% dos votos. As projeçoes indicam que, se apenas Bishara se retirase, Barak obteria 49,9%. Uma pesquisa do instituto Dahaf indica que Barak ganharia no primeiro turno com 54% dos votos se Mordehai abandonasse a candidatura.

Entre os aliados de Netanyahu, a estratégia é evitar uma vitória de Barak no primeiro turno, pois existem chances de vitória de Netanyahu, em caso de segundo turno.

Os árabes israelenses representam 14% do eleitorado e em 1996 votaram maciçamente pelo candidato trabalhista da época, Shimon Peres.

Para as eleiçoes legislativas de 17 de maio, os partidos de direita e religiosos que apóiam Netanyahu, o bloco de esquerda e os árabes, obteriam entre 45 e 48 votos para cada um, sobre um total de 120.

Segundo a pesquisa do Gallup, o Likud, partido do primeiro-ministro, sofrerá uma grave derrota, perdendo entre 12 e 13 deputados. Os trabalhistas obteriam entre 28 e 29 contra 34 atualmente, e o grande vencedor seria o partido moderado Shinoui, que passaria de 2 para 6 o número seus deputados.

A nova lista é liderada pela ex-modelo Phina Rosenblum, que defende em particular os direitos da mulher e pode obter 4 votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;