Política Titulo Só na advocacia
Filho de José Augusto rejeita ser candidato ao Paço de Diadema

Recusa de Gabriel Ramos complica até formação de bancada do PSDB

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/06/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Plano B do PSDB na eleição à Prefeitura de Diadema, Gabriel de Oliveira Ramos, filho do ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos, informou à cúpula tucana que não gostaria de protagonizar o pleito na cidade. Formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), ele mantém o desejo de construir carreira na advocacia e não seguir os passos do pai.

A negativa de Gabriel tem complicado a situação do PSDB local, principalmente porque José Augusto - eterno candidato a prefeito no município - ainda não conquistou o sonhado aval jurídico para rivalizar com o PT na eleição municipal.

Sem candidato majoritário, a legenda corre risco de ter desempenho tímido na formação da bancada de vereadores na Câmara. Em 2008, a sigla elegeu três parlamentares: José Francisco Dourado, Lauro Michels e Márcio da Farmácia. Os dois últimos, porém, romperam com José Augusto e migraram para o PV, enfraquecendo ainda mais o ninho tucano.

O lançamento de Gabriel ao Paço era alternativa traçada por José Augusto para manter o PSDB na corrida ao Paço e fortalecer a chapa de postulantes a vereador. O cacique tucano aventou possibilidade de apostar em sua mulher, a ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira, mas ela está arrolada como ré no mesmo processo que pode enquadrar José Augusto na Lei da Ficha Limpa.

A negativa de Gabriel forçou o PSDB a se movimentar ainda mais em busca da sobrevivência política em Diadema. Não à toa que José Augusto e Dourado (que preside o partido no município) estiveram em Brasília na semana passada para colher informações sobre a situação jurídica do ex-deputado.

Buscaram também interseção do deputado federal William Dib (PSDB) na construção de alianças que, ao menos, possibilitem o partido a eleger dois vereadores em outubro.

Dourado tem despistado sobre a situação jurídica do aliado político. "Temos certeza que o Zé Augusto será candidato. Só não será se a Justiça não deixar." 

ALFINETADA

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que buscará a reeleição, considerou "prematura" a vontade de José Augusto de testar seu filho nas urnas. "Precisa ter identidade e história política na cidade. O filho dele (José Augusto) estudou advocacia, está trabalhando em Brasília e tem trajetória interessante na advocacia. Mas na política é novidade. É uma pessoa que chega e senta na primeira fila. Acho um pouco prematuro."

Internamente, o PT tem se preparado para enfrentar todos os cenários que se desenham em Diadema. A sigla aguarda as convenções do PSDB e do PV, que projeta o vereador Lauro Michels ao Executivo, para definir o discurso que levará para as ruas. "Estamos preparados para enfrentar o que viver. Mas gostaria de saber quem são (os adversários)", disse Reali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;