Economia Titulo
Vendas na Páscoa 2006 crescem 30% na região
Por Leandro Cervantes
Do Diário do Grande ABC
13/04/2006 | 09:52
Compartilhar notícia


A Páscoa deste ano promete ser mais generosa para o comércio do Grande ABC que a do ano passado. Dados das associações comerciais da região indicam um aumento médio de cerca de 30% no movimento das vendas, no comparativo entre as duas semanas que antecedem o feriado neste ano ante o mesmo período de 2005. A análise leva em consideração o número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e ao Telecheque registrado pelas entidades – que servem de termômetro para as vendas do varejo.

Entre as causas apontadas pelas associações comerciais para essa elevação está a melhora da situação econômica do país verificada desde o início do ano e a expectativa com a Copa do Mundo. “Em 2005, o crescimento do país foi pífio, o que provocou uma retração no consumo. E agora está diferente. Já tivemos um incremento na produção industrial e no comércio, de um modo geral, e isso está influenciando as vendas nesse período de Páscoa”, afirma o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura.

O comércio da cidade registra expansão de 32% nas consultas ao SPC e Telecheque nas duas semanas que antecedem a Páscoa. Para Moura, o aumento da oferta de crédito e a facilidade de obtê-lo também têm ajudado nas vendas. “O Brasil é movido a crédito e as pessoas estão parcelando até ovo de Páscoa.”

A cidade de São Caetano também saboreia um bom desempenho do comércio no período. Segundo dados da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), o movimento no comércio do município registra alta de 36% no período “pré-Páscoa”. “O comércio de São Caetano tem evoluído muito, e o fato de termos uma fábrica de chocolates (a Pan Chocolates), que também vende diretamente para o consumidor, também ajuda a esquentar os negócios”, diz o presidente da entidade Ivan Cavassani.

Copa – Além do aquecimento nas vendas de produtos típicos do período, como o chocolate e o bacalhau, o bom desempenho do comércio na região também é fruto do aumento nas vendas de produtos eletroeletrônicos, impulsionados pelo “efeito Copa do Mundo”. “Não é só a Páscoa que está melhor, a Copa também está impulsionando as vendas, muita gente está trocando seus televisores”, afirma o presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), Marcos Soares, que apontou um crescimento de 13% no período pré-Páscoa deste ano comparado ao de 2005. O mesmo fato é apontado pela ACE-Diadema (Associação Comercial e Industrial de Diadema). O comércio da cidade registra aumento de 37% no número de consultas ao SPC e Telecheque. “O movimento tem superado a expectativa”, diz o presidente da entidade, Odair Paulino.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;