Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Título mundial é nova meta do Cruzeiro


Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC

30/11/2003 | 20:26


O Cruzeiro alcançou projeção nacional ao superar o maior desafio que uma equipe poderia encarar durante a década de 60. Em 1966, após duas célebres partidas, o time mineiro conquistou a Taça Brasil diante do Santos, então a maior equipe do planeta, e em pleno Pacaembu. A geração de ouro conduzida por Tostão e integrada, entre outros, pelo goleiro Raul e o volante Wilson Piazza, instalava o Cruzeiro entre os grandes do futebol nacional.

Mas até que alcançasse o primeiro título de Brasileiro, a Raposa viu o rival Atlético Mineiro ganhar a primeira edição, em 1971, e ainda teve de suportar as derrotas em finais para Vasco (1974), Inter-RS(1975) e Corinthians (1998). O consolo, nada desprezível, foi conseguir as Libertadores de 1976 e 1997, embora tenha perdido as decisões do Mundial Interclubes para os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund, respectivamente.

A equipe conquistou também duas Supercopas da Libertadores em 1991 e 1992, além de quatro edições da Copa do Brasil. Falta, porém, um Mundial, seja o do jogo único do Japão ou, quem sabe, da segunda edição da Fifa, em 2005.

Time, o Cruzeiro provou em 2003 que possui de sobra, se comparado com a maioria dos adversários sul-americanos. Aliás, o que se tornou marca registrada na história cruzeirense, fundado por operários de descendência italiana como Società Sportiva Palestra Itália a 2 de janeiro de 1921, mas forçado a mudar a denominação em 1942 por causa da Segunda Grande Guerra Mundial.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;