Internacional Titulo
Palestinos pedem a Barak para reconhecer direito a Estado
Do Diário do Grande ABC
25/05/1999 | 12:17
Compartilhar notícia


Um importante representante palestino pediu nesta terça-feira ao primeiro-ministro eleito de Israel, Ehud Barak, que reconheça o direito dos palestinos a um Estado. Barak, em processo de formaçao de seu governo, deve aplicar também as retiradas militares da Cisjordânia, previstas pelo acordo de Wye Plantation (1998), estimou Abu Rudeina, porta-voz do presidente Yasser Arafat. "Se o governo Barak aplicar o acordo de Wye Plantation, será sem dúvida um sinal positivo para o processo de paz", acrescentou. "Mas isso nao é suficiente. O essencial é que as negociaçoes avancem para que os palestinos tenham seus direitos reconhecidos", adiantou.

Barak nao foi claro durante sua campanha sobre a questao de um Estado palestino, sem descartá-lo, mas também sem aprová-lo. Os palestinos afirmam que têm direito a proclamar seu Estado, depois que no último dia 4 expirou o período de autonomia transitória de cinco anos, prevista pelos acordos de Oslo, firmados com Israel.

Arafat, submetido a fortes pressoes internacionais para nao proclamar unilateralmente a independência, concordou em adiar a decisao sobre o assunto para uma data nao especificada. Entretanto, um de seus principais assessores afirmou na semana passada que o Estado "será proclamado antes do final do ano".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;