Automóveis Titulo
Audi A3 e eleito o carro do ano 2000
Por Do Diário do Grande ABC
03/12/1999 | 13:15
Compartilhar notícia


Depois de ter dois modelos (A4 e A6) premiados com o título de carro importado do ano, a Audi estreou com sucesso na disputa do carro do ano nacional, também promovida pela conceituada revista Auto Esporte, da Editora Globo. O seu compacto premium A3 foi escolhido como o "Carro do Ano 2000" por um júri de 22 pessoas, formado por jornalistas especializados em automóveis, engenheiros da indústria automobilística e especialistas em marketing e em desenho industrial. O troféu foi entregue na última quarta-feira (1/12), à noite, no Clube Monte Líbano.

Fabricado em Sao José dos Pinhais, no Paraná, e à venda há apenas três meses no país, o Audi A3 concorreu com cinco outros modelos que passaram a ser produzidos aqui ou em países do Mercosul neste ano: o Renault Scenic (2º colocado), o Mercedes-Benz Classe A (terceiro), o Volkswagen Golf (quarto), o Peugeot 206 (quinto) e o Chevrolet Astra (sexto).

Antes de darem suas notas para 14 itens, os 22 jurados testaram e compararam os seis novos modelos da indústria brasileira e sul-americana na pista de Interlagos, em Sao Paulo, no último dia 30 de novembro. No dia seguinte, no auditório da Editora Globo, os jurados ouviram palestras e assistiram a filmes especiais e publicitários sobre os modelos que concorreram ao prêmio. Um representante de cada marca teve 20 minutos cronometrados para mostrar as vantagens de seu carro para os jurados.

Após a palestra, os jurados se reuniram novamente no auditório e deram suas notas (de 5 a 10) para estes itens: motor/transmissao, consumo, desempenho, comportamento dinâmico, inovaçao tecnológica, segurança, estilo, conforto/ergonomia, cores, acabamento/qualidade do material, adequaçao ao mercado, relaçao custo-benefício, imagem da marca e imagem do produto.

Para evitar distorçoes nas médias das notas, os organizadores do concurso optaram por excluir as três notas mais altas e mais baixas de cada item; Fizeram, portanto, uma média ponderada e o Audi A3 obteve a mais alta com 8,25. Entre os 14 itens, o A3 foi considerado o melhor em motor/transmissao, desempenho, inovaçao tecnológica, acabamento/qualidade dos materiais, imagem da marca e imagem do produto.

Modelo mais vendido da Audi no país para o ano 2000 a fábrica espera vender 8 000 unidades o compacto Premium A3 oferece atualmente três opçoes de motores: 1.6 (101 CV), 1.8 (125 CV) e 1.8 turbo (150 CV). Na versao mais potente, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos e atinge velocidade máxima de 217 km/h. Além de ser equipado com o inédito motor 1.8 de cinco válvulas por cilindro, o carro se destaca dos demais concorrentes da faixa por trazer importantes equipamentos de série, como freios ABS de quinta geraçao com EDS, climatizador eletrônico digital inteligente, duplo air bag frontal, volante revestido de couro e regulável em altura e profundidade, computador de bordo (nao disponível na versao 1.6) e farol de neblina. A partir deste mês o A3 passou a ser vendido também em todos os concessionários Audi na versao cinco portas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;