Memória Titulo
Maria Madalena. E o Dia da Mulher revivido

Mulher: estrela, luar, mistério...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Mulher: estrela, luar, mistério.Como flor, atrai. Ao redor, homens abelhas.Busca do pólen, néctar sagrado.Enigma da vida, poder de gerar.Alfa, princípio, beleza que se expande.Constelação. Não há palavras, escassez de letras.Insuficientes para sintetizar a mulher.Impossível pintar o perfil feminino.Faltam tintas de ouro, diamantes.Muitos seres em um só.Enigma do universo, eis a mulher.Deusa, mãe, chama divina, luz, mulher.

Guido Fidelis, escritor e poeta do Grande ABC

* * *

Neste Dia Internacional da Mulher, uma lembrança, a da cantora Maria Madalena. Ela foi pioneira do rádio do Grande ABC. Apresentou-se e foi contratada da nossa primeira emissora, a Rádio Clube, de Santo André, que entrou no ar em 1953.

Maria Madalena se tornou a coqueluche da emissora. De Santo André, a estrelinha da Clube apresentou-se pelo interior afora, em caravanas que reuniam artistas locais e nomes consagrados, como Nelson Gonçalves, Orlando Silva, João Dias, Luis Vieira, Carlos Galhardo, Carlos Gonzaga e Cauby Peixoto.

Paulo Prado, marido de Maria Madalena, produziu histórico muito bonito da esposa, sem se esquecer de outros artistas do rádio local. Um material riquíssimo que Memória publicará na íntegra em homenagem à Maria Madalena, que partiu em dezembro do ano passado, aos 77 anos, deixando o marido, a mãe de 99 anos, sete netos, dois bisnetos, uma irmã e muitas saudades.

São Paulo 
Todo o idealismo do professor Jorge Cintra, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Amanhã ele inicia nova série de passeios culturais. O trecho escolhido é o bairro da Liberdade e arredores. Pelo caminho, o edifício do Tribunal de Justiça, igreja da ordem terceira do Carmo, igreja da Boa Morte, igreja de São Gonçalo, Rua da Glória e Escola São José, Beco dos aflitos, Largo da Liberdade e Igreja.

Quer participar? Compareça às 9h30 no ponto de encontro, o prédio do Tribunal de Justiça, na Praça da Sé. Passeio irá até as 12h. Vá, leve a sua família, e tenha verdadeiras aulas de História e Geografia ao vivo pelos conhecimentos do professor Cintra.

Informações: Jorge Cintra: jpcintra@usp.br - 9 5470-3636

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 8 de março de 1983 - nº 5.153
MANCHETE - Região não resiste às chuvas e vive o caos. Luciano Vicioni fotografa a Avenida dos Estados alagada, com um automóvel boiando e a indústria Brasilit PVC ilhada
MULHER - Movimento feminista avança ainda em passos lentos, escreve Fátima Murad.
- Claudia Muller cobre o I Congresso da Mulher Andreense e registra o depoimento das primeiras damas: Maria Brandão, Eni Galante, Maria Braido, Eliete Menezes, Alaíde Doratiotto Damo e Norma Prisco. "Ideias diferentes mas unanimidade em pelo menos um ponto: as mulheres precisam necessariamente lutar ao lado do homem e serem femininas antes de serem feministas", escreve Claudia.
FUTEBOL - Domingo, em São José dos Campos: São José 1, EC Santo André 0.

EM 8 DE MARÇO DE...
1908 - Giuseppe Michele Ângelo D'Agostino, o José de Agostinho, nasce na fazenda Nova Java, em Rio das Pedras (SP). São 105 anos hoje, dos quais 31 como motorneiro da CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo. Desde 1950 reside em São Caetano. Viúvo de Rita Apparecida Zanon, tem os filhos Yolanda, Luiz, Neide, Vilma e Ivani; a nora Valquiria; os genros Izidoro, Pedro, Antonio e Nelson, 14 netos, 15 bisnetos e um tataraneto. Uma filha, Maria, e um genro, Nicola, são falecidos.
1933 - Manoel Ribeiro da Silva nasce em Pedralva (MG). É o Mané famoso do restaurante da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo. Se você for almoçar ali hoje, dê um abraço no Mané. Ele cuida com carinho, pessoalmente, do preparo dos pratos. São 80 anos de vida hoje, há 60 residindo e trabalhando em São Bernardo. Casou-se em São Bernardo com a Jô - Joceli Terezinha Antenore. Eles têm uma filha, a advogada Solange. Mané recebeu o título de Cidadão São-Bernardense, por iniciativa do vereador Tonico Vieira (PMDB).
1978 - Jornalista Valdenízio Petrolli, do Diário, vence o concurso Rondon de Reportagens. Recebe o prêmio em Brasília, no Ministério do Interior.
1990 - Estado tomba o Haras São Bernardo, em Santo André, às margens do Córrego Taioca.
Não basta tombar, é preciso cuidar.

MUNICÍPIO PAULISTA
Tietê, elevado a município em 8 de março de 1842, quando se separa de Porto Feliz.

HOJE
Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional da Cor.

SANTOS DO DIA
Herênia, Filêmon e João de Deus.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

MISSA - Antonio Correa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mauá (Aciam). 7º dia. Hoje, às 19h, na Igreja Matriz Imaculada Conceição: Praça Monsenhor Alexandre Arminas, nº 1, Bairro Matriz, Centro Mauá.

SANTO ANDRÉ
Delio Salvarani, 91. Natural de Socorro (SP). Dia 4. Cemitério Camilópolis.
Raimundo de Paulo Flor, 79. Natural de Santo Hipólito (MG). Dia 2. Cemitério Curuçá.
Renato Mario Vieira, 54. Natural de São Caetano. Dia 3. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
(Cemitério de Vila Euclides)
Ângela de Castro, 92. Natural de São Bernardo. Ontem.
Alcides Boim, 84. Natural de São Bernardo. Dia 5.
Nevia Ghirelli Fregonezi, 84. Natural de Santo André. Dia 6.
Tioi Iamagushi, 71. Natural de São Bernardo. Ontem.
Silvia Decco, 58. Natural de Santo André. Dia 5.

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)
Alzira Monteiro, 84. Natural de Pedreira (SP). Dia 1º.
José Fornachari, 72. Natural de Dois Córregos (SP). Dia 3.
Irineu Zibordi, 64. Natural de Cândido Mota (SP). Dia 1º.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Maria Simi de Avila, 94. Natural de Penápolis (SP). Dia 6.
Constancia Santos Guirado, 92. Natural de Piracicaba (SP). Dia 6.
Maria Cristina Roman Lentini, 65. Natural da Espanha. Dia 6.

DIADEMA
Eufrosina Pagani Daro, 92. Natural de São Carlos (SP). Dia 4. Vale da Paz.

MAUÁ
Carmelita dos Santos, 79. Natural de Porto Calvo (AL). Dia 6. Cemitério Santa Lídia.
Marlene Aparecida dos Anjos Silva, 47. Natural de Santo André. Dia 5, em Ribeirão Pires. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
Lazara Moraes Almeida, 87. Natural de Itapira (SP). Dia 6. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;