Internacional Titulo
Lockerbie: audiência preliminar pode acontecer nesta 5ª
Por Do Diário do Grande ABC
06/04/1999 | 10:45
Compartilhar notícia


A audiência preliminar para fixar a data do julgamento dos suspeitos do atentado de Lockerbie (Escócia), que matou 270 pessoas em 1988, pode começar dentro de dois dias, informou esta terça-feira, pela manha, em Zeist, o porta-voz escocês Paul Geoghan.

O "sheriff" (juiz regional) escocês Graham Cox, que já se encontra na Holanda, presidirá esta primeira audiência, e terá como tarefa formal acusar oficialmente os dois homens. A audiência de acusaçao acontecerá a portas fechadas, sob o controle dos observadores da ONU.

Depois de formalmente acusados, os dois líbios teriam que ser interrogados numa audiência preliminar, o que permite fixar a data do processo.

Aos advogados dos dois suspeitos caberá um prazo legal de 110 dias para a preparaçao do expediente de defesa, informou um porta-voz do ministério encarregado da Escócia. Os advogados de defesa podem pedir uma extensao do prazo, para criar os argumentos a serem apresentados no julgamento.

Os acusados, Al-Amine Khalifa Fhimah, 43 anos, e Abdel Basset Ali al-Megrahi, 47 anos, serao julgados por um tribunal escocês em Zeist, nos arredores da cidade de Utrecht (regiao central do país), uma ex-base militar norte-americana cedida pela Holanda ao Reino Unido durante o tempo que o processo durar.

Fontes judiciais afirmam que o julgamento nao deverá acontecer "antes de seis meses ou um ano".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;