Economia Titulo
Acordo de metalúrgicos continua em ritmo lento
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
23/08/2007 | 07:19
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) continuam na fase de negociação das cláusulas sociais da Campanha Salarial. Quarta-feira aconteceu apenas reunião com as montadoras, pois o Grupo 9 (empresas dos setores de máquinas e eletrônicos) desmarcou o encontro.

A data-base das montadoras é em setembro e a FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos) e o setor patronal tem menos de 10 dias para fechar o acordo antes que os trabalhadores partam para mobilizações maiores.

No encontro de quarta-feira, o presidente da federação Valmir Marques, o Biro-Biro, contou que houve avanços nas discussões da parte social da pauta.

“São cláusulas importantes, que queremos colocar na convenção, assim como eles querem debater o conteúdo e ajustá-las”, conta.

A próxima reunião dos representantes dos metalúrgicos com o setor patronal será nesta sexta-feira, quando a federação espera encerrar as questões sociais e entrar de vez na parte econômica.

Lentidão - Já o Grupo 9, que está a quase um mês negociando sem grandes evoluções, desmarcou a reunião de quarta-feira por causa de compromissos de um processo de transição da entidade empresarial.

No entanto, o que já estava atrasado, pois a data-base da categoria é agosto, ficou mais ainda, o que provoca a impaciência dos trabalhadores do segmento.

Biro-Biro espera que os empresários façam um esforço conjunto com a federação para encerrar as negociações. A próxima reunião é nesta sexta-feira, quando serão apresentadas as cláusulas econômicas (ainda sem definição de índice de reajuste salarial até o momento).

Nesta quinta-feira, a mesa de debates é do setor de autopeças, que vai para o seu terceiro encontro, e o setor de fundição, que inicia as negociações.

A data-base de ambos segmentos é setembro e a federação espera resolver todas essas campanhas até o final do mês e evitar que a categoria recorra as greves para conseguir suas reivindicações.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;