Internacional Titulo
Jean-Pierre Raffarin assume cargo de primeiro ministro da França
Por Do Diário OnLine
Com Agências
06/05/2002 | 09:23
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, apresentou sua renúncia na manhã desta segunda-feira ao presidente reeleito, Jacques Chirac. Chirac nomeou o senador conservador Jean-Pierre Raffarin para o cargo.

Agora, Chirac e Jean-Pierre formarão um governo interino na França até o mês de junho, quando acontecem as eleições parlamentares no país, segundo o jornal "Le Figaro".

Depois de mais de 30 anos na vida política francesa, na qual entrou como militante do Partido Socialista (PS) em 1971, Jospin decidiu abandonar o cargo depois que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial.

Na sua frente, se ficaram Chirac e o candidato da extrema-direita Jean-Marie Le Pen, que foi esmagado no segundo turno deste domingo por Chirac com 81,96% dos votos contra 18,04%.

Lionel Jospin, que se impôs como primeiro-ministro em junho de 1997, depois das eleições legislativas antecipadas desse ano, tornou-se chefe da oposição nas presidenciais de 1995, nas quais conseguiu um honroso 47,37% frente a Chirac.

Durante a campanha, em princípio confessou certa "ingenuidade" quanto ao tema difícil da insegurança, que é a primeira preocupação dos franceses, e qualificou Chirac de "velho e cansado", o que o levou a declarar uma semana depois que lamentava o que havia dito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;