Política Titulo
Bancada quer apoio de Covas a emendas da LDO
Por Karen Camacho
Da Redaçao
18/05/1999 | 00:29
Compartilhar notícia


Os deputados da bancada do Grande ABC na Assembléia Legislativa decidiram nesta segunda que vao buscar o apoio do governador Mário Covas para aprovar as 64 emendas da regiao apresentadas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estadual do ano que vem. A audiência com Covas é um dos passos da estratégia adotada pela bancada em favor das emendas regionais.

Os deputados também vao promover um debate no Grande ABC sobre as propostas, que deverá ter o relator da LDO, cujo nome ainda nao foi definido, o secretário de Governo, Celino Cardoso, e o líder do governo na Assembléia, deputado Walter Feldman (PSDB).

O objetivo é reunir, no encontro, os sete deputados estaduais da regiao, os federais, prefeitos, secretários municipais, vereadores e sociedade civil organizada, representada pelo Fórum da Cidadania e Câmara Regional, para conseguir a inclusao das propostas na discussao do Orçamento do ano que vem.

Os deputados também devem tentar convencer os demais membros de suas respectivas bancadas a apoiar as propostas do Grande ABC.

Os sete deputados representam cinco partidos na Assembléia, totalizando 44 votos.

A terceira estratégia é marcar uma audiência entre prefeitos e o secretário de Governo, Celino Cardoso, e, só depois, reunir o grupo com o governador Mário Covas.

Participaram da reuniao desta segunda os deputados Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Ramiro Meves (PL-Sao Bernardo), Daniel Marins (PPB-Sao Caetano) e Marco Tortorello (PPS-Sao Caetano), além de representantes das prefeituras.

O grupo decidiu também que, por enquanto, nenhuma emenda será destacada. "Todas têm condiçoes de ser incluídas na LDO, temos de defender que elas sao tecnicamente viáveis e atendem a reivindicaçoes antigas de sete municípios", disse Siraque.

"O Estado nao pode argumentar hoje que nao tem condiçoes de atender às reivindicaçoes da regiao. A situaçao está muito melhor do que encontrou o governador há cinco anos", disse Marins.

Para o pepebista, o melhor é ter como primeiro passo o debate das emendas. "Acho que é importante a regiao discutir as propostas antes da audiência com o governador."

Para Siraque, o mais importante no encontro com Covas é o peso político que será dado pelo governo. Assim com faz parte das estratégias defender as emendas junto a cada secretário de governo.

Sobre o lobby que os deputados se comprometeram a fazer com as lideranças partidárias, Siraque e Meves disseram que já convenceram os deputados do PT (14) e PL (9), respectivamente. "Conversei com o líder da bancada do PL, o deputado Willians Rafael e me comprometi a votar em suas emendas que beneficiam a regiao de Osasco. Fizemos uma troca", explicou Meves.

O secretário de Finanças de Mauá, Sérgio Trani, presente à reuniao, disse que é importante a preocupaçao dos deputados com a LDO porque o projeto permite um planejamento do Orçamento do ano seguinte. "Acho que temos chances de aprovar as 64 emendas. É claro que agora é mais uma articulaçao política, mas a regiao fez um trabalho minucioso na preparaçao das propostas."

As áreas que mais receberam propostas foram saúde (13), ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico (11), transportes (6), recursos hídricos, saneamento e obras (6) e meio ambiente (5).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;