Setecidades Titulo
Polícia Militar vai colocar tablets nas viaturas da região
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/08/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


A Polícia Militar vai equipar todas as 600 viaturas da região com tablets - computadores portáteis em formato de prancheta com tela sensível ao toque. A intenção da corporação é que, até o final do ano, todos os veículos já estejam com o equipamento à disposição. A informação foi divulgada pelo comandante da no Estado, coronel Álvaro Batista Camilo, durante evento realizado ontem em Santo André.

Os computadores portáteis serão dotados de sistema chamado AVL (localização automática de veículos, na, tradução livre). O mecanismo dará ao Copom (Central de Operações da Polícia Militar) a posição exata da viatura em tempo real. A tecnologia é semelhante a do GPS (Global Positioning System). Atualmente, a localização é feita com base em informações passadas pelos policiais via rádio.

Para o comandante, o sistema irá acelerar a chegada das unidades até o local da ocorrência. "Poderemos ver qual veículo nas proximidades está em condição de fazer o atendimento."

Atualmente, 6.000 viaturas no Estado já contam com o equipamento. Isso representa 20% do total. O coronel acredita que, com os computadores, as abordagens serão mais rápidas. "O policial poderá checar o sistema para consultar o RG do indivíduo e saber se ele tem passagem ou é procurado. O mesmo procedimento poderá ser feito com as placas dos automóveis."

O comandante da PM na região, coronel Roberval Ferreira França, elogiou a implantação do sistema. "Sou suspeito para falar, pois trabalhava na Diretoria de Tecnologia. Creio que todos estes equipamentos nos auxiliarão no planejamento."

Para o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, cabo Wilson Morais, as iniciativas são benéficas, mas chegam tarde demais. "Fiz estágio na polícia de Los Angeles em 1997 e, naquela época, já se usavam computadores portáteis nas viaturas."

 

Corporação estuda instalar câmeras nos veículos 

Além de equipar as viaturas com tablets, a PM iniciará testes para a implantação de câmeras nos veículos. A corporação fará licitação para adquirir os primeiros equipamentos, que serão instalados nas unidades de trânsito da Capital.

Cada veículo terá uma câmera na frente e outra na parte traseira. Segundo o comandante da PM no Estado, Álvaro Batista Camilo, a novidade irá inibir desvios de conduta, além de garantir a segurança dos policiais em caso de falsas acusações. "Se alguém que for abordado denunciar que foi vítima de maus tratos, as imagens dirão se a reclamação procede ou não."

As câmeras começarão a gravar no momento em que os carros deixarem as unidades policiais. Outra situação que será facilitada por meio dos equipamentos será no auxílio às investigações em caso de resistência seguida de morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;