Economia Titulo Emergentes
FMI elogia desempenho de emergentes durante a crise
Da ABr
22/06/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) elogiou ontem, durante a divulgação do relatório Como os Mercados Emergentes Sobreviveram à Crise, a atuação dos governos dos países em desenvolvimento no enfrentamento da crise econômica mundial. Segundo o relatório, foram adotadas "grandes medidas fiscais e monetárias". As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.

Para o FMI, um dos fatores que reduziram a vulnerabilidade desses países foi a manutenção de reservas internacionais de curto prazo para o financiamento externo. De acordo com o órgão, os fundamentos econômicos e os vínculos globais foram respeitados e tomados como lição para sobreviver aos efeitos da crise. Aliado a isso, houve o que o fundo chamou de "experiências heterogêneas dos mercados emergentes".

Depois da crise, registrada entre o fim de 2008 e em 2009, de acordo com o relatório do FMI, a recuperação que estava em curso na maioria dos mercados emergentes apontava crescimento médio de 3%.

O diretor-presidente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que os problemas mundiais demonstraram fatores positivos contidos em políticas públicas baseadas em fundamentos sólidos. Segundo ele, as reservas ajudaram a melhorar o impacto da crise nos países emergentes.

Porém, nos países que há uma situação inversa, a expectativa, segundo o estudo do FMI, é que a crise provoque queda acentuada nos resultados em médio prazo. Na prática, isso fará com os efeitos estejam presentes por alguns anos e consolidem uma vulnerabilidade do quadro político e econômico em certos locais.

O assunto deverá ser tema da reunião do G20 que será realizada no próximo fim de semana, em Toronto, no Canadá. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes mundiais estarão presentes no encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;