Economia Titulo Indicador
Inadimplência deve ter alta nos próximos meses
16/06/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O indicador Serasa Experian de perspectiva da inadimplência do consumidor subiu 1% em abril na comparação com março, atingindo o patamar de 100,5. Esta é a sétima alta mensal consecutiva.

Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de cerca de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência, essa elevação aponta que a atual trajetória de declínio dos índices de falta de pagamento do consumidor será mudada a partir dos próximos meses, especialmente durante o segundo semestre deste ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário - que deverá se prolongar ao longo do segundo semestre de 2010 - contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.

Porém, segundo os especialistas, o fato de o indicador estar ainda ao redor do nível 100 significa que, apesar desse horizonte de elevação, a inadimplência do consumidor brasileiro não deve registrar níveis mais críticos, a exemplo do que ocorreu entre fim de 2008 e início de 2009, em função dos reflexos da crise financeira internacional sobre a economia nacional à época.

EMPRESAS
Por outro lado, o indicador de perspectiva de inadimplência entre empresas caiu 1,4% em abril ante março - o que representa o 12º recuo mensal consecutivo.

Apesar disso, o índice se mantém acima do nível 100, significando que a redução dos níveis da inadimplência empresarial podem continuar em queda ao longo dos próximos meses, porém de forma bastante gradual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;