Economia Titulo Emprego
Nível de emprego sobe em abril, mas é inferior a período pré-crise
12/06/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O emprego industrial subiu 0,4% em abril em relação ao mês anterior, divulgou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com abril do ano passado, houve alta de 3,3%, o maior aumento ante igual mês de ano anterior apurado desde fevereiro de 2008 (3,5%).

Mesmo em trajetória de recuperação, a ocupação industrial ainda está em patamar inferior ao recorde de setembro de 2008, segundo observou o economista da coordenação de indústria do IBGE, Fernando Abritta.

Segundo ele, o emprego no segmento estava, em abril, em nível 3,3% inferior ao patamar pré-crise, enquanto a produção do setor praticamente se igualou aquele período.

Abritta explica que as contratações na área respondem normalmente com alguma defasagem aos movimentos na atividade, mas destacou o crescimento "muito elevado" registrado no emprego da indústria em abril ante igual mês do ano passado, de 3,3%.
"Esse aumento reflete uma base deprimida do ano passado, mas também a expansão no volume de contratações do setor", afirmou, acrescentando que "o emprego está acompanhando a recuperação da indústria".

No ano, a ocupação no segmento registrou variação de 1,3%, mas ainda persistiu em queda no acumulado em 12 meses (-3,4%). O índice de média móvel trimestral do emprego, considerado o principal indicador de tendência, subiu 0,6% no trimestre encerrado em abril ante o terminado em março.

O valor da folha de pagamento real caiu 0,4% em abril ante março. A queda ocorreu após três meses consecutivos de alta nessa base de comparação.
Apesar do recuo, o índice de média móvel da folha prossegue positivo, com aumento de 1,1% no trimestre encerrado em abril ante o terminado em março.

Na comparação com abril de 2009, o valor de pagamento real aumentou 5,4%, o quarto resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação. No ano, a folha registrou aumento acumulado de 3,8%, mas prossegue em queda em 12 meses (-1,3%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;