Empresa lança nova linha de produtos para duplicar participação no mercado brasileiro de transporte urbano
A Pirelli está lançando uma nova linha de pneus para veículos comerciais (caminhões e ônibus) de uso urbano, chamada MC95. A novidade é parte do plano de aplicar US$ 100 milhões, no prazo de três anos, na modernização e ampliação da divisão de caminhões agrícolas, OTR (sigla em inglês que significa fora de estrada) e ônibus, que fica concentrada na unidade fabril de Santo André.
A meta, com a nova linha, é duplicar a participação da empresa no mercado brasileiro de pneus de carga para uso urbano. Com isso, cresceria de atuais 15% a 20% de vendas no segmento para 30% a 40%, dentro de três anos.
Segundo o diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da companhia, Flávio Bettiol Junior, o MC95 traz tecnologias mais avançadas - entre as quais a utilização de cintura metálica em forma espiral e sem emendas - que garantem vantagens aos transportadores, como a durabilidade até 25% maior que a versão anterior, e ainda maior segurança nas frenagens, melhor dirigibilidade, maior rendimento quilométrico e grande capacidade de reconstrução.
O executivo assinala que a empresa também vai ampliar, inicialmente em cerca de 10% a 15%, a capacidade produtiva da unidade fabril de Santo André - que, atualmente, está operando a plena carga. Novas expansões deverão ocorrer de acordo com a evolução da demanda.
PRÉ-LANÇAMENTO - A empresa já iniciou a comercialização da nova linha de pneus. De janeiro a março, foram vendidos cerca de 3.000 desses itens. Bettiol Júnior cita que já foram fechados contratos com as transportadoras Sambaíba, Breda e Urubupungá.
A linha MC95 chega em duas medidas (275/80R 22.5 e 295/80R22.5) que correspondem a 80% de todo o emprego de pneus urbanos, dos quais os ônibus representam 90% e veículos de distribuição fracionada (caminhões), 10%. Bettiol Júnior afirma que, para o ano que vem a empresa estuda ampliar o leque de produtos para contemplar também os microônibus.
MERCADO - A Pirelli aposta no crescimento do mercado de ônibus urbanos este ano. De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), de janeiro a março, o segmento cresceu 40% frente a igual período de 2009, com o total de 9.808 unidades comercializados no País.
Feira do setor reúne desde máquinas a produtos químicos
O lançamento do novo pneu da Pirelli foi feito durante a 9ª edição da PneuShow Recaufair Feira e Convenção Internacional de Pneus) e da Expobor Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, eventos realizados em conjunto na Expo Center Norte, que reuniram empresas dessa cadeia produtiva, incluindo desde fornecedores de matéria-prima até fabricantes de maquinário.
Um dos expositores é o grupo Agecom, sediado em Mauá, que reúne empresas de serviços de produção, armazenagem, envase e transporte de produtos químicos.
A companhia, que projeta crescer neste ano 10% em relação a 2009, atende, entre outros segmentos, a área de borracha e pneus - que corresponde a cerca de 10% de suas vendas.
A Agecom Derivados de Petróleo, subsidiária do grupo, está investindo neste ano na modernização de maquinários da fábrica de óleos minerais, e também na ampliação do volume importado. Outra filial, a transportadora Cotrag, ampliou em 40% sua frota, o que demandou o total de R$ 7 milhões.
Na área de máquinas, a JMB Zeppelin, de São Bernardo, também participa das feiras - voltadas para profissionais do ramo e que se encerram na sexta-feira. A fabricante, que desenvolve projetos de automação industrial, apresenta o Tracemat, maquinário que agrega tecnologia para pesar microingredientes para o setor de artefatos de borracha. "Atualmente, em muitas empresas, a pesagem dos aditivos é manual; desenvolvemos um equipamentos para pesagem automatizada", assinala o engenheiro da companhia Jonatahas Fonseca.
Ele cita que, hoje em dia, o setor automobilístico cobra a rastreabilidade da matéria-prima (que inclui a possibilidade de comprovar qual insumo e em que quantidade foi usado no processo produtivo), e essa máquina atende a esse objetivo.
A expectativa da JMB é incrementar em 5% a 10% suas vendas neste ano com a máquina, cujo custo gira entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.
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