Economia Titulo Indústria
Mercado de trabalho segue em processo de recuperação gradual
13/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O emprego industrial subiu 0,3% em janeiro em relação a dezembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com janeiro do ano passado, houve queda de 1,1%. O recuo é o menor, em relação a igual mês do ano anterior, apurado desde dezembro de 2008. Em 12 meses, houve redução acumulada de 5,1% na ocupação. Segundo o economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, os dados mostram "continuidade da recuperação gradual do emprego".

A folha de pagamento real da indústria teve aumento de 5,9% em janeiro ante dezembro e alta de 2,4% na comparação com janeiro do ano passado. Em 12 meses, porém, a folha ainda registra queda (-2,5%). O número de horas pagas registrou, em janeiro, queda em todas as bases de comparação.

Segundo Macedo, a ocupação no setor tem reagido de forma bem mais branda do que a produção porque as contratações envolvem custos e, por isso, as decisões de abertura de vagas chegam depois do aumento do nível da atividade.

A alta em janeiro em relação a dezembro ocorre após queda de 0,6% registrada em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, a diminuição representa o prosseguimento da contínua desaceleração nos resultados negativos comparativos a igual mês de ano anterior que vem ocorrendo desde agosto. Há 14 meses consecutivos a ocupação industrial registra queda nesse confronto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;