Esportes Titulo Seleção
Brasil deve usar time sub-23 no penúltimo jogo das eliminatórias
Por
11/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ficou isolada na América do Sul ao defender, no ano passado, que cidades como La Paz, por causa da altitude, não poderiam receber jogos internacionais. Apesar do desgaste com as confederações vizinhas, a brasileira manteve a posição. Agora, com a seleção já classificada para o Mundial de 2010, a entidade decidiu que o técnico Dunga vai levar provavelmente uma equipe sub-23 para o confronto com a Bolívia, dia 11 de outubro, em La Paz.

A medida é represália a políticos e dirigentes bolivianos e de outros países sul-americanos que pressionaram e conseguiram fazer a Fifa voltar atrás em sua decisão de proibir jogos oficiais, entre seleções, em cidades com mais de 2.750 metros de altitude.

A Argentina não aderiu à manifestação do Brasil, Maradona desdenhou do assunto e seu time sofreu goleada histórica (6 a 1) para os bolivianos, em 1º de abril, em La Paz, localizada a 3.660 metros acima do nível do mar.

"Atuar nestas condições sem um longo período de adaptação significa risco à saúde dos atletas", declarou o médico da Seleção Brasileira, José Luís Runco.

Dunga vai ter duas semanas para definir quais jogadores serão convocados. A direção da CBF chegou a pensar na possibilidade de levar a seleção sub-20 para a Bolívia. Mas a hipótese está descartada por causa do Mundial da categoria, no Egito, que vai do dia 27 deste mês a 16 de outubro.

Certo é que Kaká, Júlio César, Luís Fabiano e Robinho, entre outros, não vão constar da lista para o confronto com a Bolívia, o penúltimo compromisso do Brasil pelas eliminatórias sul-americanas. No dia 14 de outubro, porém, todos esses atletas devem estar em Campo Grande para o jogo de despedida contra a Venezuela.

Dunga vai sustentar em suas próximas entrevistas que quer fazer experiências com um time jovem e em boas condições físicas. O treinador pode até ficar no Brasil, preparando o time principal para o jogo com a Venezuela, enquanto o auxiliar Jorginho viajaria para La Paz.

PLANOS - Com a classificação para o Mundial assegurada, a CBF começa a definir a logística. A pré-temporada na Europa foi praticamente descartada. A intenção é levar a seleção para algum país da África duas semanas antes da estreia. Angola é um dos países cotados.

Após gols, Nilmar faz planos e projeta sucesso na Europa

Nilmar saiu do Estádio Pituaçu, em Salvador, após a vitória por 4 a 2 sobre o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, mostrando a chuteira que gosta de carregar para todos os jogos. Sorria a qualquer pergunta. O atacante traçou uma lista de objetivos para os próximos 12 meses. No topo dela está disputar o Mundial na África do Sul.

E os três gols marcados contra o Chile o deixaram mais perto desse objetivo. "Não quero ficar com o mérito sozinho. Mas é sempre bom quando acontece um jogo assim nas Eliminatórias. Quero continuar no grupo", disse o atacante, contratado recentemente pelo Villarreal, da Espanha.

A lista de metas de Nilmar também passa por boas atuações pelo Villarreal. Principal contratação da equipe para o início da temporada europeia, ele diz que pretende recolocar o time da Espanha entre os classificados para a Liga dos Campeões. Para isso, terá de ficar entre os quatro melhores do Campeonato Espanhol. E livre de lesões que o atrapalharam no passado.

"As contusões me atrapalharam bastante antes da Copa da Alemanha (em 2006). Eu vinha sendo chamado e tive uma contusão grave (no joelho). Mas agora estou bem", garante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;