Cultura & Lazer Titulo Carimbó
Grupo Novo Zimba exibe carimbó em S.Caetano
Por Do Diário do Grande ABC
03/07/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Vindos de Maracanã, uma cidade pequena do Pará, os artistas do Grupo Novo Zimba viajam, pela primeira vez, para o Grande ABC. Eles apresentam hoje uma dança chamada Carimbó, no Sesc de São Caetano, às 19h30.

Com origem entre os índios Tupinambás e aperfeiçoada por escravos africanos, a manifestação ainda conta com influências portuguesas, traduzidas em palmas e estalos de dedos.

Em pares, a coreografia é marcada por ritmos vibrantes com o maracá, o banjo e o reco-reco, além de outros instrumentos.

Ao todo são 30 minutos de espetáculo com músicas compostas pelo presidente da companhia, conhecido como mestre Raimundo Simão. Entre as canções, há Caravela, Sou um Grande Pescador e Cheguei na Terra. "A inspiração vem mesmo da natureza, dos pássaros, das embarcações, do lugar onde a gente mora", conta ele.

HISTÓRIA
Criado há 31 anos, o Grupo Novo Zimba conta com artistas que integram uma comunidade formada por agricultores e pescadores. Eles ensaiam a dança de raíz e se apresentam em casas e fazendas do Pará. O Carimbó costuma formar rodas de confraternização entre os moradores.

Carimbó - dança. Hoje, às 19h30. No Sesc de São Caetano - Rua Piauí, 554, São Caetano. Tel.: 4223-8800. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;